Com regras definidas: Divino Espírito Santo sai à Rua em São Jorge e no Arco

D.R.

As paróquias de São Jorge e do Arco de São Jorge, cujo pároco é o Pe. Ronald Vieira, vão manter a tradição das Visitas Pascais, ainda que com os cuidados que a pandemia exige.

Assim e de acordo com a informação disponibilizada na página oficial da Paróquia de São Jorge, “as Visitas Pascais do Divino Espírito Santo serão feitas com os devidos distanciamentos recomendados pela DGS.

O grupo que participará nas visitas será composto por “apenas cinco pessoas: o sacerdote, os festeiros, uma saloia e um tocador” e as visitas terão o seu fim na chegada à igreja às 17:30 horas”, ou seja, antes do horário de recolhimento obrigatório.

As Visitas Pascais do Divino Espírito Santo, conforme consta da referida informação, “irão passar pelas casas de todos os sítios”. O sacerdote, junto com o grupo que o acompanha, “irá benzer as casas e suas famílias de fora, ou seja, na entrada de cada casa”, que deverá estar devidamente enfeitada com flores, como “sinal de reverência ao Espírito Santo”.

A paróquia apela ainda que durante as Visitas Pascais do Divino Espírito Santo, se evitem a deslocação de pessoas de uma casa para outra, de modo a evitar convívios que comprometam a saúde pública e sejam canceladas as Visitas Pascais dos domingos seguintes para os restantes sítios”.

Refira-se ainda que “os festeiros que participariam no ano passado nas Visitas Pascais do Divino Espírito Santo, participarão este ano. Os deste ano participarão no próximo ano e assim sucessivamente”.

Seguem-se os dias e sítios das Visitas Pascais do Divino Espírito Santo, 2021:

▪ Paróquia de São Jorge

11 de abril – Farrobo.
18 de abril – Ribeira Funda.
25 de abril – Fajã Alta, Ribeira, Barranco, Lombo do Pico, Pé do Pico, Miradouro do Pico, Pomar e Jogo da Bola.
02 de maio – Pico, Achadinha e Felpa.
09 de maio – Lombo do Cunha, Poço e Vale, Covas e Açougue.
16 de maio – Achada Grande, Tanque, São Pedro e Arrendado.

▪ Paróquia do Arco de São Jorge: 

23 de maio – Arco Pequeno e arredores.
30 de maio – Igreja e arredores.

O encerramento das Visitas Pascais na Paróquia de São Jorge terá lugar a 23 de maio, Dia de Pentecostes, enquanto na Paróquia do Arco de São Jorge o encerramento acontecerá no dia 6 de junho, em ambos os casos com a participação de todos os sítios e seus festeiros na celebração da Eucaristia.