Padres Vicentinos sentam amigos à mesa numa conversa ‘onlife’ 

A Congregação da Missão iniciou ontem, dia 10 de março, o projeto ‘Mesa Redonda – missão onlife’.

Trata-se de um “espaço de reflexão que os Padres Vicentinos procuram oferecer à Igreja e à sociedade portuguesa”, conforme se lê numa nota de imprensa enviada ao Jornal da Madeira. .

Mesa redonda, porque “reúne reflexões de colaboradores que, voluntariamente, contribuem com o seu contributo para um enriquecimento do diálogo entre Igreja e sociedade”, explica a dita nota.

Missão ‘onlife’, porque consideram, “já não é possível separar a pessoa que está ou não está presente na internet. Mas, conscientes da era digital e da sociedade da informação em que vivemos, reconhecemos a urgência de cuidar da pessoa na sua unidade e integridade, a partir da experiência de Igreja, companheira de estrada que sabe pôr-se a caminho para escutar o que cada um nos tem a dizer neste tempo”.

Como resultado final, “reuniram-se novos olhares, de diversas geografias, com uma forte marca jovem e feminina que, partindo das várias experiências vitais, ocupações profissionais e percursos diferentes, irão reforçar a ligação ao espírito vicentino em cada quarta-feira no site www.padresvicentinos.net“.

De destacar ainda a “parceria com a Rede Cuidar da Casa Comum e a oportunidade de sentar à mesma mesa pessoas e instituições que trabalham na promoção da conversão ecológica, a partir da Encíclica ‘Laudato Si’”.

Na prática, “a equipa editorial organizou este espaço em quatro secções (cultura, sociedade, casa comum e missão); cada secção conta com diversos colaboradores que, livres e responsáveis pelo que escrevem, irão permitir que todas as quartas-feiras seja publicado um novo artigo”.

Fiéis ao seu carisma formativo, “os Padres Vicentinos procuram manter a atenção aos sinais desta nova época em que vivemos, mas também contribuir para a renovação da Igreja e a transformação do mundo”.