Família Vicentina propõe Plano Espiritual da Quaresma para ajudar a caminhar neste tempo 

Cartaz

A Família Vicentina de Portugal preparou um Plano Espiritual da Quaresma, com o objetivo de ajudar os seus membros a caminhar neste tempo da quaresma, que se inicia hoje e que tem como tema “A Escada da Ressurreição. Com São Vicente de Paulo, deixemo-nos tocar pela Misericórdia de Deus”.

De acordo com uma nota informativa enviada à redação do Jornal da Madeira, esta caminhada, cujos textos de reflexão podem ser consultados através deste link, foi “preparada em conjunto por todos os ramos da Família Vicentina presentes em Portugal: Congregação da Missão (Padres Vicentinos), Irmãs Filhas da Caridade, Sociedade de São Vicente de Paulo, Associação Internacional de Caridade, Associação da Medalha Milagrosa, Juventude Mariana Vicentina e Colaboradores da Missão Vicentina”.

Os textos deste Plano Espiritual da Quaresma relativos à Associação Internacional de Caridade, esclarece ainda a nota, foram preparados pelo núcleo da Associação Internacional de Caridade do Funchal.

“Os 19 membros da Associação Internacional de Caridade do Funchal procuram viver, na Madeira, o dinamismo do grão de trigo, seguindo Jesus Cristo, ao jeito de São Vicente de Paulo, concretamente: na partilha de algum do seu tempo na proximidade e serviço dos mais carenciados; partilha de algo seu e daquilo que têm, no apoio mensal a 13 famílias carenciadas; apoio ao Centro de Convívio da paróquia de Nossa Senhora de Fátima; partilha periódica de lanche-convívio aos utentes do Lar e/ou Centro de Dia do Hospício Princesa Dona Maria Amélia do Funchal; partilha pontual e circunstancial em situações concretas de pobreza a quem nos procura”. Além disso, têm uma reunião mensal, no Hospício Princesa Dona Maria Amélia, com a presença do assistente espiritual, o Pe. João Maria Lemos, padre vicentino, para rezar, partilhar, refletir e programar”, explica a nota.

A partir de hoje, Quarta-feira de Cinzas, nas redes sociais dos vários ramos da Família Vicentina serão diariamente publicadas as reflexões e desafios diários constantes deste Plano Espiritual de Quaresma 2021.

A caminhada completa vai estar também acessível no website dos Padres Vicentinos, em www.padresvicentinos.net.