Nos 70 anos da sua chegada: Bispo do Funchal agradeceu trabalho dos Salesianos na Região 

Foto: DuFoto: Duarte Gomesarte Gomes

O bispo do Funchal presidiu ao fim da tarde de domingo, dia 25 de outubro, a uma Eucaristia com a qual se assinalaram os 70 da chegada dos Salesianos à Madeira. 

Uma oportunidade para o prelado realçar o trabalho que os Salesianos e em particular o colégio, têm feito em prol da Madeira e dos madeirenses, vivendo e ensinando de tal modo que “seja transmitida uma vivência em que Deus seja o centro”, porque, frisou, “é diferente olhar para o mundo com os olhos de Deus e olhar para o mundo simplesmente com os olhos humanos”. 

Numa homilia baseada no Evangelho, que como o próprio disse nos centrava no facto de o amor ser o fundamento da vida cristã, D. Nuno Brás sublinhou a importância de amarmos a Deus em primeiro lugar, depois amar ao próximo, descobrindo o seu valor e percebendo que ele nos aparece “como presença, como sinal do próprio Deus” e depois amarmo-nos a nós próprios.  

São essas diferentes ‘formas’ de amor que nos ajudam “a entender, a nos entendermos a nós próprios no seio da sociedade”, que não se quer “uma sociedade de egoístas, mas uma sociedade em que somos próximos uns dos outros, em que somos para todos o próximo”. O mesmo é dizer, “uma verdadeira comunidade”, neste particular “uma comunidade escolar”, que põe em prática este fundamento e “uma escola em que cada um se ame também a si mesmo”, sabendo que “antes de mim existe Deus e o próximo”. 

Neste contexto, D. Nuno Brás disse não ter dúvidas de que “estes três amores são os grandes objetivos do ensino aqui nesta escola porque, sim, o amor ensina-se: o amor a Deus, o amor ao próximo, o amor a mim mesmo”. De resto, concluiu, ensinar estes três amores “é o grande desafio e o grande convite que se continuam a colocar a esta Escola Salesiana”. 

No início da Eucaristia, concelebrada pelo bispo emérito D. António Carrilho e por sacerdotes da congregação e não só, a escritora Graça Alves leu um texto da sua autoria sobre estes 70 anos dos Salesianos na Madeira. 

De referir ainda que nesta Eucaristia participaram representantes de várias entidades, nomeadamente o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, o vice-presidente do Governo e o presidente da Câmara do Funchal, bem como vários antigos alunos.