D. Nuno lembra aos crismados que têm a missão de reconhecer e revelar o verdadeiro rosto de Jesus Cristo

Foto: Duarte Gomes

O bispo do Funchal voltou a visitar, nos passados dias 10 e 11 de outubro, mais duas comunidades paroquiais da diocese, com o propósito de ministrar o Sacramento da confirmação. Desta vez, D. Nuno Brás esteve em São Pedro e no Caniço.

Devido às restrições impostas pela pandemia, o prelado teve de celebrar duas eucaristias em cada uma das paróquias para, em conformidade com as regras, crismar 24 jovens em São Pedro e 69 no Caniço, respetivamente.

Nas várias celebrações, e em fim de semana da beatificação Carlo Acutis, D. Nuno lembrou logo no início das mesmas o que o mais recente beato da Igreja tantas vezes dizia: que a ‘Eucaristia é a autoestrada para o Céu’. E neste contexto, pediu aos jovens que reflitam sobre “o bom que é podermos celebrar a Eucaristia”. 

Já nas homilias, o prelado refletiu sobre as leituras do dia lembrando que o Senhor prepara “um banquete para todos os povos”, independentemente das suas ações e méritos. 

Esta fraternidade universal, disse o prelado, “é o sonho de todos os homens”. O próprio Papa Francisco, na sua Encíclica Fratelli Tutti (Todos Irmãos), dizia que “temos de nos dar conta desta realidade” e perceber o que é que nos faz humanos e todos irmãos, e sobretudo percebermos o que é que nos falta para isso. A resposta, adiantou, talvez seja “um Pai”. 

“Creio que este poderá ser o grande desafio que o profeta, e depois o próprio Jesus nos coloca que é o de percebermos que verdadeiramente para sermos todos irmãos, verdadeiramente para construirmos esta fraternidade universal, verdadeiramente para vivermos em paz uns com os outros, verdadeiramente para participarmos todos deste banquete final falta-nos reconhecer Deus”, frisou.

É preciso, “tirar o véu, que tantas vezes está diante da nossa cabeça e na de tanta gente que diz coisas acerca de Deus que não têm nada a ver com Ele”. É preciso “reconhecer o verdadeiro Deus, que chama a todos os povos, para o seu banquete”. E essa, disse o prelado, é uma missão dos crismados: “Retirar o véu e dar a conhecer o rosto deste Deus verdadeiro que nos chama”.

O bispo diocesano terminou as suas reflexões mais ou menos da mesma forma. Isto é, pedindo ao Senhor que “nos dê esta graça de O reconhecermos, esta graça de trabalharmos de maneira que todos conheçam o verdadeiro rosto de Deus” e que não tenham vergonha de aceitar este convite que Ele a todos faz.

A terminar, de referir, que no próximo fim de semana, D. Nuno Brás vai continuar a ministrar o Sacramento da Confirmação, desta feita a jovens das Paróquia de Nossa Senhora do Amparo e da Ponta do Pargo, no sábado, 17 de outubro, às 16 e às 18 horas, respetivamente.

No domingo, 18 de outubro, o prelado estará na comunidade paroquial do Cristo Rei, onde presidirá à Eucaristia das 11 horas.