Paróquia do Monte vai celebrar festa do Patrocínio

D.R.

A festa do Patrocínio de Nossa Senhora do Monte, que se irá realizar no dia 9 de outubro, surgiu na Diocese do Funchal devido à grande aluvião que ocorreu na Madeira no dia 9 de outubro de 1803 e que devastou as zonas do Funchal, de Santa Cruz e Machico, provocando a morte a cerca de seiscentas pessoas, bem como avultados prejuízos.

A 13 de novembro desse ano o bispo D. Luiz Rodrigues de Vilares, reunido na Sé com o clero e fiéis, 1803 elegeram Nossa Senhora do Monte como padroeira da cidade do Funchal.

O Papa Pio VII a 21 de julho de 1804, aprovou o pedido da Diocese e colocou a Ilha da Madeira sob o patrocínio da Santíssima Virgem Senhora do Monte, com festa no dia 9 de outubro.

Depois, D. António Manuel Pereira Ribeiro, determinou que, enquanto fosse Bispo da Diocese do Funchal, celebraria solene Pontificial, na Igreja de Nossa Senhora do Monte, a 9 de Outubro, cumprindo o voto feito em 1803. Este pontifical era concelebrado pelo cabido da diocese.

Atualmente, é celebrada a Eucaristia solene na Sé do Funchal sendo presidida pelo bispo diocesano. Neste ano D. Nuno Brás presidirá à Eucaristia na catedral, com início às 18 horas.

Na igreja do Monte a festa que será celebrada no domingo 11 de outubro principiará às 17 horas. A missa da vigília será celebrada no sábado 10 de outubro às 18 horas.

No dia litúrgico do Patrocínio de Nossa Senhora do Monte, 9 de outubro, às 19 horas será celebrada a Eucaristia.

A festa do Patrocínio de Nossa Senhora do Monte marca a abertura do novo ano pastoral 2020/2021 naquela paróquia

O Pe. Vítor Sousa, pároco do Monte, refere que  «este ano vamos vivê-lo de uma forma maior e melhor a partir da Eucaristia com este lema “Eucaristia, Fonte de Vida”. Partimos para este novo ano pastoral com esta pandemia que afeta a nossa vida, mas não sozinhos porque o Senhor está connosco, faz-se presente no meio de nós, sobretudo na Eucaristia que é a fonte onde podemos fortalecer a nossa vida. É aí que reconhecemos a presença de Jesus que nos alimenta a vida».
Convida a comunidade paroquial «a marcar presença nos dias 9, 10 e 11 de outubro, naturalmente com os cuidados necessários devido à Covid19. Que cada um possa participar em família ou individualmente a fim de que esta família paroquial se manifeste unida na eucaristia à volta de Jesus comungando da Palavra e do Pão da Vida».

A festa é organizada pela Confraria de Nossa Senhora do Monte.