Foi ao fim da tarde do passado domingo, dia 13 de setembro, que a paróquia de Santa Cruz homenageou o cónego Agostinho Carvalho que, durante 23 anos, esteve à frente daquela paróquia e que agora, vai passar testemunho ao cónego Vitor Gomes, cuja posse está agendada para o próximo domingo, 20 de setembro.
Numa tarde cheia de emoções, foram muitos os paroquianos que se deslocaram à igreja matriz, onde foi celebrada uma Eucaristia, para lhe prestar aquela que consideravam uma “merecida homenagem”.
Em vários momentos esses mesmos paroquianos demonstraram o seu “apreço, carinho e agradecimento” ao sacerdote, sublinhando a “disponibilidade e a alegria” que o mesmo “depositou em todas as ocasiões bem como todas as obras em que laborou enquanto esteve ao serviço da paróquia”.
Em nota enviada ao nosso jornal, esses mesmos paroquianos frisam que o cónego Carvalho “foi um pastor exemplar, uma pessoa amiga, um orientador pastoral, um sacerdote, um conselheiro. Uma pessoa ímpar cuja força humana e ‘revolucionária’ trouxe a alegria de ser cristão, ajudando a crescer espiritualmente saciando a nossa sede por Jesus Cristo”.
Figura “sempre presente”, nunca deixou desanimar as ovelhas do rebalho que lhe foi confiado. É por isso um homem que “faz parte da nossa vida, das nossas memórias, da nossa aprendizagem e de quem somos” lê-se ainda na dita nota, onde se diz também que, graças a ele a comunidade paroquial de Santa Cruz tornou-se “mais feliz, alegre, confiante e mais cristã”, sentindo-se mais acompanhada e amada no mundo.
Por tudo isto, concluí-se, o cónego Carvalho “foi e continuará a ser esta pessoa amiga, este sacerdote, este conselheiro, advogado, orientador, compatriota, lutador e meigo na singularidade da sua pessoa”.