São Lourenço vai ser celebrado em capela na Fajã da Ovelha

Foto: Silvio Mendes

Um dos sítios da paróquia da Fajã da Ovelha tem a denominação de São Lourenço e lá existe uma capela dedicada àquele santo. O pequeno templo foi construído nos fins do século quinze ou princípios do século seguinte, e nele se estabeleceu a sede da paróquia quando esta foi constituída pelos anos de 1570, e ali permaneceu até meados do século dezoito, ao construir-se a nova igreja paroquial.

A atual capela de São Lourenço, é uma reconstrução da antiga ermida e é nela que vai ser celebrada a festa litúrgica daquele santo. Será no domingo 9 de agosto, iniciando-se a Eucaristia às 11 horas, sendo animada liturgicamente pelo grupo coral da paróquia da Raposeira.

No sábado a missa da vigília principiará pelas 19 horas. Será solenizada pelo grupo coral da paróquia da Fajã da Ovelha.

O Pe. Roberto Aguiar, pároco da Fajã da Ovelha, presidirá às cerimónias litúrgicas.

A festa litúrgica de São Lourenço é celebrada no dia 10 de agosto, assinalando a data da sua morte no ano de 258, quatro dias após ter sido preso com outros seis diáconos e o Papa São Sisto II pelos guardas do imperador Valeriano.

São Lourenço é representado com a grelha sobre a qual se supõe que terá sido queimado até morrer.

Foto: Silvio Mendes