Duas festas na paróquia do Bom Caminho

Foto: Silvio Mendes

O arciprestado de Santa Cruz-Machico é constituído por dezoito paróquias.

Uma delas fica situada na freguesia de Santo António da Serra tem como padroeira Nossa Senhora do Bom Caminho e a igreja paroquial localiza-se no sítio da Ribeira de Machico.

É nesse templo que serão celebradas, no próximo fim de semana, as festas de Nossa Senhora do Bom Caminho e do Santíssimo Sacramento. No sábado 18 de julho e no domingo, dia 19.

A festa de Nossa Senhora do Bom Caminho terá início às 16h30 desse sábado e a solenidade do Santíssimo Sacramento principiará pelas 17 horas do domingo, dia 19 de julho.

As novenas e missas de preparação para a festa estão a ser celebradas iniciando-se pelas 20h30.

O pároco, Pe. José Alberto Gomes Vicente, preside às Eucaristias.

A paróquia do Bom Caminho iniciou a sua atividade há 59 anos, no dia 1 de janeiro de 1961, sendo constituídas por sítios que pertenciam à paróquia de Santo António da Serra. A sede inicial ficou na igreja de Santo António da Serra.

Depois a população conseguiu um pequeno salão onde passou a decorrer os atos litúrgicos. Com apoios oficiais e a colaboração da comunidade paroquial foi construída a atual igreja benzida por D. Teodoro de Faria em 22 de março de 1992, sendo pároco o Pe Patrocínio Alves (já falecido).

O povo da Madeira e Porto Santo tem grande devoção a Nossa Senhora. E está bem patente nas 49 paróquias da Diocese do Funchal da qual é a padroeira e nas 47 capelas que a têm como orago.

No arciprestado de Santa Cruz – Machico há onze paróquias cuja padroeira é Nossa Senhora, sendo que nove foram constituídas no ano de 1961.

Assim temos: Achada de Gaula: Nossa Senhora da Graça;

Assomada: Nossa Senhora das Dores;

Bom Caminho: Nossa Senhora do Bom Caminho;

Eiras: Nossa Senhora da Paz;

Gaula: Nossa Senhora da Luz;

João Ferino: Nossa Senhora da Saúde;

Lombada: Nossa Senhora de Fátima;

Machico: Nossa Senhora da Conceição;

Preces: Nossa Senhora das Preces;

Ribeira Seca: Nossa Senhora do Amparo;

Rochão : Nossa Senhora do Carmo.