Nossa Senhora do Carmo assinalada na paróquia do Rochão

Foto: Silvio Mendes

Duas paróquias madeirenses têm como padroeira Nossa Senhora do Carmo: uma na freguesia de Câmara de Lobos e outra na Camacha sendo denominada de paróquia do Rochão.

É na igreja desta paróquia que no domingo 19 de julho irá ser celebrada a Eucaristia com início às 16 horas que assinalará a festa de Nossa Senhora do Carmo sendo a cerimónia litúrgica presidida pelo Pe. Óscar Andrade, pároco do Rochão.

O dia litúrgico de Nossa Senhora do Carmo é celebrado a 16 de julho mas naquela paróquia decorre no domingo a seguir a essa data.

Constituída pelos sítios do Rochão  e Ribeiro Serrão, na freguesia da Camacha, a paróquia do Rochão foi constituída em 26 de novembro de 1960, através do Decreto de D. David de Sousa, na época Bispo do Funchal. Entrou em atividade a 1 de janeiro de 1961, tendo como sede provisória a igreja da Camacha.

A nova igreja do Rochão foi benzida em 1994 e sagrada em 1999, cerimónias presididas por D. Teodoro de Faria. O salão paroquial foi inaugurado em 2 de março de 2005.

A festa da padroeira da paróquia do Rochão era complementada com arraial, o que não sucederá neste ano devido às restrições já conhecidas.