Conheça as novas regras para os casamentos, batizados, primeiras comunhões e afins

D.R.

Foi publicada ontem, dia 22 de junho, a Resolução n.º 479/2020 do Governo Regional, que aprova as “medidas a adotar nas celebrações religiosas que têm lugar em locais de culto, bem como define as regras e o enquadramento a ter em atenção nas celebrações pós religiosas, convívios e festas de casamentos, batizados, primeiras comunhões, crismas, profissões de fé e outras similares de cariz religioso”.

Tratam-se de medidas tomadas “na sequência dos resultados favoráveis apresentados pela Região Autónoma da Madeira, na contenção, mitigação e tratamento da infeção epidemiológica causada pela COVID-19” e das quais constam, por exemplo, a obrigatoriedade de desinfeção das mãos antes de entrar nos locais de culto e o uso das máscaras nos mesmos, com exceção dos noivos, no caso dos casamentos.

Estes serão as únicas pessoas a quem o uso da máscara na entrada e permanência na igreja não é obrigatório. Durante a recolha de registos de imagem e fotografia, para que não haja impactos futuros nas memórias do registo do evento, as máscaras também podem ser retiradas.

Aquando das cerimónias de batizados, primeiras comunhões, profissões de fé, crismas e outros, deve verificar-se a aplicabilidade das mesmas orientações descritas anteriormente.

Mas não são só as celebrações na igreja que estão sujeitas a novas regras. Os convívios e as festas também têm de obedecer a um conjunto de novas normas. Desde logo a sala onde se vão realizar “deverá ser preparada e fechada até a chegada dos convidados, evitando-se a circulação de pessoas estranhas ao serviço”.

O protocolo de mesas, um dos esquemas utilizados para que cada convidado saiba qual a mesa onde se sentar deverá ser abolido, dado que o mesmo pode criar situações de aglomerados e /ou tornar-se num foco de contágio.

Em seu lugar “recomenda-se duas soluções: O envio a cada convidado, através de email, sms ou das redes sociais do número da mesa que lhe corresponde, ou a indicação por parte do Chefe de Sala, Coordenador de Eventos ou Wedding Planner, que se encontrará junto à porta do salão, a cada convidado, da mesa onde se deverá dirigir para ocupar o seu lugar sentado.”

Para conhecer a totalidade das normas, que abrangem ainda a distribuição de lembranças, a confeção corte e distribuição do bolo, pode consultá-las aqui.

D.R.