Padre Estêvão Fernandes nomeado vice-reitor do Pontifício Colégio Português

Foto: Pontifício Colégio Português

O Padre António Estêvão Fernandes, da Diocese do Funchal, foi nomeado Vice-Reitor do Pontifício Colégio Português em Roma.

A nomeação decorreu na Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa que se realizou em Fátima nos dias 15 e 16 de junho de 2020.

Na reação a esta nomeação o Padre Estevão disse ao Jornal da Madeira: “As primeiras palavras que me surgem depois de ser tornada pública a minha nomeação para este serviço à Igreja Portuguesa é de gratidão e disponibilidade. Gratidão à Conferência Episcopal Portuguesa e particularmente ao Pe Alfredo Patrício, Reitor do Colégio Português pela confiança que me é manifestada para assumir este serviço, gratidão que se estende ao meu Bispo, D. Nuno Brás, que desde o principio manifestou a disponibilidade da Igreja Diocesana para atender a este pedido”.

“Por outro lado expresso a minha disponibilidade e lealdade para caminhar em conjunto com o Reitor do Colégio e com a própria Conferência Episcopal no acompanhamento dos sacerdotes portugueses que aqui no Colégio prosseguem e aprofundam os seus estudos para melhor servirem as suas igrejas locais, porque afinal a nossa missão principal é proporcionar um ambiente eclesial, espiritual e humano que concorra para o fortalecimento da comunhão sacerdotal e para o profícuo desenvolvimento do percurso académico dos sacerdotes”, continuou o sacerdote madeirense.

A palavra de gratidão também se estendeu ao Padre Jorge Ferreira, que terminará o seu mandato como Vice-Reitor no fim de Agosto, “foi com ele que me ambientei nas primeiras semanas em que cheguei a Roma para prosseguir estudos. E foi também nele que ao longo destes anos encontrei alguém que, na simplicidade da sua presença e na sabedoria das suas palavras nos acompanhou a todos e nos testemunhou a presença de Cristo Bom Pastor”, concluiu.