Festa da padroeira do Curral dos Romeiros

Foto: Silvio Mendes

Constituída em 24 de novembro de 1960 e entrando em funcionamento a 1 de janeiro de 1961, a paróquia do Curral dos Romeiros, situada na freguesia do Monte, tem como padroeira Nossa Senhora Rainha do Mundo.

A festa neste ano será celebrada no sábado 6 de junho com missa às 20h30 presidida por D. Nuno Brás. Não haverá procissão nem arraial.

A festa litúrgica de Nossa Senhora Rainha é conhecida também festa do “Reinado de Maria”. Foi instituída no ano 1954 pelo Papa Pio XII. Teve origem quando o Papa coroou Nossa Senhora na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. No dia 11 de outubro de 1954, Pio XII promulgou também a Encíclica Ad Caeli Reginam (A Rainha do Céu). A carta é um tratado sobre a realeza e a dignidade de Maria.

Inicialmente a data da festa foi estabelecida para o dia 31 de maio, mês de Maria. Agora, porém, a celebração acontece na oitava da Assunção, isto é, oito dias após a festa da Assunção de Nossa Senhora que a Igreja assinala a 15 de agosto.

Na  paróquia do Curral dos Romeiros aquela festa é celebrada no primeiro domingo de junho.

A celebração do Reinado de Nossa Senhora tem a sua origem na festa de Cristo Rei do Universo, ou, festa do “Reinado de Cristo”. Como Jesus Cristo é Rei, a sua mãe terrena, pura e imaculada, também é Rainha. Não se trata de um reino deste mundo, mas de um reinado eterno, universal, segundo a vontade de Deus.