Dia 12 de Maio: Nossa Senhora de Fátima percorre paróquia de carro

Bispo do Funchal vai presidir à procissão de Nossa Senhora de Fátima que percorrerá as ruas da paróquia de carro no próximo dia 12 de maio | Foto: Duarte Gomes

A procissão de 12 de Maio na Paróquia de Fátima, no Funchal, este ano não se pode realizar nos mesmos moldes de anos anteriores, pelos motivos que todos conhecemos. No entanto, conforme nos explicou o Pe. Marcelino Ganança, pároco daquela paróquia, a imagem de Nossa Senhora de Fátima vai sair à rua e percorrer, num carro dos Bombeiros Sapadores do Funchal, várias zonas da paróquia.

Num outro carro vai seguir D. Nuno Brás, bispo do Funchal, que presidirá a esta procissão. Será um momento diferente, é certo, mas nem por isso menos cheio de significado.

E para que assim seja, ao fim da tarde deste sábado, dia 2 de maio, o Pe. Marcelino vai andar pelas zonas que a imagem irá percorrer alertando, com recurso a vários ‘spots’ sonoros, os paroquianos de que no próximo dia 12 a “Senhora de Fátima, vem ter connosco”.

Além disso, será colocada nas caixas de correio dos paroquianos uma carta, onde se pede que estes acendam as luzes das suas casas e velas, coloquem flores mas, sobretudo, “abram o coração e venham saudar, pedir, agradecer e lançar o olhar à Mãe que, passando, abençoa, protege e conforta neste momento em que mais precisamos.”

A acompanhar esta carta, cada casa receberá um postal com uma mensagem da autoria de Graça Alves.

No final da procissão, a imagem será acolhida no Colégio Salesiano por um grupo de pessoas com as suas velas, respeitando as devidas distâncias de segurança. Nessa altura “o senhor bispo dirá umas palavras e rezar-se-á uma Avé Maria em diferentes línguas e em união com as nossas comunidades que estão no estrangeiro”.

No dia 12 o PEF, onde foram gravados os ‘spots’, fará a habitual transmissão do terço, contando ainda a paróquia com a colaboração da Câmara Municipal do Funchal, dos Bombeiros Voluntários e da PSP.

[atualizado dia 3 de maio às 18h51m]