D. Nuno Brás presidiu a Eucaristia integrada nas celebrações do Dia do Exército

Foto: ZMM

Na manhã desta terça-feira, dia 22 de outubro, D. Nuno Brás celebrou uma  Eucaristia na Sé do Funchal, acompanhado pelo novo capelão do Exército. Esta celebração marcou, de resto, a apresentação do Pe. Marco Abreu à comunidade militar.

Mas a referida Eucaristia é também parte integrante das celebrações do Dia do Exército, que se assinala quinta-feira, dia 24 de Outubro, data da conquista de Lisboa, em 1147, pelas tropas de D. Afonso Henriques, Patrono do Exército Português, e que a Zona Militar da Madeira já está a assinalar.

Na homilia o prelado lembrou que “somos baptizados e que isso significa fazer parte de um novo modo de existir”. Significa “ser o homem novo” ainda que, reconheceu, possa existir um homem velho que insiste em quebrar essa “harmonia da convivência”, que conquistamos com essa nova forma de existir. Os militares disse, “sentem de uma forma particular este homem velho”, mas são ao mesmo tempo “esta garantia de que já não queremos o homem velho, queremos o homem novo”.

D. Nuno Brás salientou a importância das forças armadas e de segurança que “servem para garantir e construir a paz e, por isso mesmo, esta transição” de um homem para outro, e por isso mesmo “são tão importantes numa sociedade”. São a garantia, frisou, “de que existe o direito” e de que “todos são tratados de forma igual, de forma justa”. São, concluiu, homens vigilantes, como se dizia no evangelho, que “estão disponíveis para construir este mundo novo” e para “ajudar todos a fazer esta passagem efetiva, real, do homem velho para o homem novo”.

O prelado, que lembrou aqueles que perderam a vida ao serviço da paz e da sociedade,  terminou agradecendo ao Senhor “todo o serviço das forças armadas e de segurança no país, na ilha” e pedindo para que estas forças sejam sempre “estes pilares importantes e necessários na construção deste mundo novo, que tem em Cristo seu ponto de partida e também a sua meta”. 

Marcaram presença nesta celebração representantes políticos e militares, nomeadamente o representante da República, Ireneu Barreto, a vice-presidente da ALRAM, Rubina Leal, a secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, o vereador da Câmara Municipal do Funchal, Bruno Martins e o Major-general Carlos Perestrelo foram alguns dos representantes políticos e militares que marcaram presença nesta cerimónia.

Estiveram igualmente representados todos os Ramos das Forças Armadas (Marinha Exército e Força Aérea) e os representantes das Forças e Serviços de Segurança sediados na Madeira.