Dia das Missões no Funchal com D. Alfredo Caires

D.R.

O Bispo de Mananjary em Madagáscar, o madeirense D. Alfredo Nóbrega Caires, vai presidir à Eucaristia no Colégio Missionário do Funchal, no domingo 20 de outubro assinalando o Dia Mundial das Missões. Começará às 11 horas sendo concelebrada por diversos sacerdotes da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, entre eles o Padre Clemente Neto, madeirense, que esteve muitos anos em missão em Madagáscar.

A partir das 13h30 e até às 18h30 decorrerá um espetáculo com atuações de muitos artistas que gratuitamente colaboram, neste evento.

As verbas conseguidas com a venda de produtos, flores, bem como bebidas e sandes que se encontram no átrio daquele colégio situado no Caminho do Monte n.º 9,  reverterão para ajudar os missionários em África.

Os portugueses foram os primeiros europeus a chegar a Madagáscar, em 1500; em 1896, a ilha tornou-se uma colónia francesa e a independência data de 1960. Os católicos representam 34,8% da população de Madagáscar, segundo dados divulgados pelo Vaticano; a Igreja Católica tem mais de 6 mil escolas, desde o ensino primário à Universidade, onde estudam quase 700 mil alunos, além de várias outras instituições de ação social.

Como se lê no portal dos Dehonianos na internet «a presença Dehoniana em Madagáscar remonta a 1975, com a chegada dos primeiros missionários da Província da Itália do Sul que se fixaram em Imerimandroso, na diocese de Ambatodrazaka, no norte do país. Em 1982 chegaram os missionários Dehonianos portugueses, que se fixaram no sul de Madagáscar.

A 30 de junho de 2000 Madagáscar foi elevada a Região, apoiada economicamente pela Itália do Sul e por Portugal. As prioridades pastorais são a formação dos candidatos (existem 3 casas de formação), a evangelização (3 paróquias em importantes cidades e 4 Distritos missionários).

A partir do ano 2000 a Região de Madagáscar apostou num novo campo de apostolado: o ensino universitário, criando o Ateneu de São José, em Antsirabé, que, atualmente tem mais de 2.500 alunos.

A Região de Madagáscar possui 63 religiosos dispersos pelas comunidades de 6 dioceses. Dois deles são bispos: um da Itália do Sul e outro de Portugal. Atualmente trabalham em Madagáscar 5 Dehonianos portugueses».

Este ano o Papa visitou Madagáscar e em entrevista à Rádio Renascença, D. José Alfredo Caires disse que a visita do Papa Francisco àquele país foi muito importante para mostrar ao mundo a juventude e a dinâmica da Igreja Católica malgaxe.

No país há várias décadas, o sacerdote dehoniano, natural da Madeira, foi nomeado bispo no ano 2000 e é responsável por uma diocese que fica a 700 quilómetros da capital, Antananarivo, o que em termos práticos é quase como estar do outro lado do planeta. “Madagáscar não é Antananarivo, Antananarivo é o máximo, mas existe muito mais pobreza no interior. Para irmos para a minha diocese há uma estrada principal, o resto é tudo terra batida e estradas que não se podem fazer nem mesmo de moto, e a pé só com grande dificuldade”, explica. Cada vez que precisa de viajar até à cidade principal tem de contar com pelo menos 12 horas de viagem.

A visita de Francisco foi importante nesta fase, diz o bispo português, em que o Madagáscar vivia uma fase de pessimismo, sobretudo por causa da pobreza. “Vivemos um período ainda de pessimismo e temos que dar um bocado de positivismo a toda esta dinâmica, mesmo do Governo, que quer fazer algo de novo. Para a Igreja é importante dar uma esperança às pessoas, que vivem numa pobreza tal que mesmo nós temos dificuldade em encontrar caminhos novos para lhes dar. O Papa veio-nos dizer que é possível, convencer que é possível.”

«Não obstante a pobreza que assola a ilha, D. José Alfredo Caires explica que não falta energia e formação a uma igreja que se caracteriza pela sua juventude. “É importante o Papa ter escolhido esta periferia, que dá impressão de uma igreja brilhante, com muita gente, muitos jovens. Nas nossas igrejas, temos a impressão que estamos no meio de crianças e de jovens. E é verdade. Gente que tem esperança. O Papa escolheu esta periferia porque é importante na Igreja, é importante uma Igreja que tem muitas vocações, mas temos de estar atentos ao discernimento, a dar sempre uma atualidade».

Entretanto no sábado 19 de outubro na igreja do Caniço às 19 horas será celebrada a missa presidida por D. Alfredo Caires e às 20 horas no café «Capitan Soda» no Caniço decorrerá um jantar convívio onde serão projetadas fotos de Madagáscar. Estes eventos servem para recolha de donativos para ajudar a missão em Madagáscar.