Marcelo felicita D. José Tolentino de Mendonça

D.R.

O presidente da República Portuguesa também já reagiu à nomeação de D. José Tolentino de Mendonça como cardeal.

Em nota divulgada pela Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa “manifesta o mais profundo júbilo pela elevação do Senhor Dom José Tolentino de Mendonça ao Cardinalato, traduzindo o reconhecimento de uma personalidade ímpar, assim como da presença da Igreja Católica na nossa sociedade, o que muito prestigia Portugal”.

O Papa anunciou hoje, ao meio-dia de Roma (menos uma em Lisboa), a decisão de convocar um Consistório para a criação de 13 cardeais, a 5 de outubro, entre eles o arquivista e bibliotecário da Santa Sé, D. José Tolentino Mendonça.

Na sua reação, Marcelo Rebelo de Sousa sublinha a “excecional relevância do novo cardeal como filósofo, pensador, escritor, professor e humanista” e recorda que o havia convidado para presidir às comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em 2020, que vão decorrer na Madeira e na África do Sul.

“O Chefe de Estado tenciona estar presente na cerimónias de imposição do barrete cardinalício”, conclui o comunicado oficial.