Conferências Vicentinas vão assinalar fundador

D.R.

Na segunda-feira, 9 de setembro, celebra-se a memória do Beato António Ozanam, o fundador das Conferências de São Vicente de Paulo.

Em cada ano efeméride é assinalada numa paróquia e em 2019 a comemoração está a cargo da Conferência de São Vicente de Paulo da paróquia de Santa Cruz.

Nesse dia a celebração eucarística principiará às 19 horas na igreja de Santa Cruz. Após a missa haverá um convívio organizado pela conferência local.

Em 23 de Abril de 1833, os jovens levaram à casa de um homem pobre um pouco de lenha para que acendesse o fogo e preparasse uma sopa de batatas. Esta foi a primeira visita praticada.

Naquela época, os amigos uniram-se para a fundação das Conferências de Caridade, denominadas actualmente de Conferências Vicentinas, ao serem questionados por vários outros jovens sobre a efectividade da fé católica. A acção de caridade inspirou e continua a inspirar homens, mulheres, jovens e crianças em todo o mundo.

Os vicentinos fazem da Sociedade de São Vicente de Paulo, uma das instituições mais respeitadas. O Papa Gregório XVI aprovou o Estatuto da Sociedade de São Vicente de Paulo com dois breves: o de 10/01/1845 e o de 12/08/1845. E concedeu, ainda, as devidas indulgências próprias com “uma associação de natureza eclesial, mas com carácter leigo, a serviço da Igreja e da Sociedade” (Vicentiens aujourd´hi ― Animation Vicentienne, n. 79/80, p. 48; e Roezniki Wincentynskie, n. 1/2003, p. 118).

O Papa Francisco também foi um entusiasta desse movimento quando trabalhou ao lado de confrades nas periferias argentinas.