Arte floral para louvar o Santíssimo Sacramento

Festa do Santíssimo Sacramento, S. Jorge, 11.08.2019

As festas do Santíssimo Sacramento que são celebradas nas paróquias da Madeira e Porto Santo nos domingos a seguir à solenidade do Corpo de Deus, são vividas com muita fé pelas comunidades locais e têm expressões significativas nas Eucaristias, decoração das igreja e nos tapetes de flores colocados nos itinerários das procissões.

É um trabalho feito em conjunto por pessoas das mais diversas idades e que integram a apanha das flores e corte das verduras o que acontece no sábado anterior à festa. Depois há a distribuição dos grupos que terão a responsabilidade de as colocar em armações e nas quais são elaborados diversos desenhos alusivos à Eucaristia.

Conforme o trajecto da procissão os tapetes de flores têm extensões distintas e são motivo de admiração por parte de muitas pessoas daquelas paróquias, assim como de outras zonas e de emigrantes que ajudam na feitura dessas obras de arte e que assim recordam outros tempos. É uma maneira do povo louvar a Sagrada Eucaristia de um modo simples mas com muita criatividade.

No domingo 18 de agosto vão ser celebras festas do Santíssimo Sacramento nas seguintes paróquias:

Monte
Estreito de Câmara de Lobos
Estreito da Calheta
Porto da Cruz
Serra de Água,
Piquinho
Boaventura
Curral das Freiras
São Francisco Xavier
São Jorge
Imaculado Coração de Maria