Deslocação aos Açores de Acólitos da Diocese do Funchal foi “momento de proximidade com Jesus”

D.R.

No passado dia 4 de julho uma comitiva de 30 elementos, constituída por 27 acólitos e três responsáveis, partiram para os Açores onde participaram, pela primeira vez, na Peregrinação Diocesana de Acólitos de Angra.

Nesta VII edição, o encontro realizou-se na ilha de São Miguel, na Paróquia dos Arrifes, e contou com a participação de 145 acólitos, oriundos de várias ilhas do Arquipélago dos Açores e da ilha da Madeira. O tema para este encontro foi: “Missão para cumprir: Acólito”.

O programa do encontro, de acordo dom nota que nos foi enviada pelo Pe. Hélder Gonçalves, iniciou-se na sexta-feira, dia 5, na Ribeira Grande, com a “participação numa Eucaristia, no contexto da ordenação e Missa Nova do neo sacerdote Fábio Carvalho, seguida de uma Vigília Vocacional, que se realizou na ermida de Santa Luzia”. Após estas celebrações os acólitos participaram num jantar de Sopas do Espirito Santo.

No sábado, na Paróquia dos Arrifes, “o dia iniciou-se com a oração da manhã, da responsabilidade dos acólitos de Lagoa, seguindo-se um conjunto de workshops direcionados para as diferentes faixas etárias. O grupo dos acólitos mais pequenos pintou um mural e escreveu uma mensagem para o Papa Francisco, que será enviada para o Vaticano, através da Nunciatura”.

Na parte da tarde “foi feita uma apresentação sobre o que é ser acólito e qual a missão que podem desenvolver nas suas comunidades. Após os trabalhos foi feito um Peddy Paper seguindo-se a Eucaristia, após a qual se realizou o jantar de encerramento do encontro”.

Na segunda e na terça-feira, o grupo de acólitos da Madeira esteve a passear por S. Miguel e saboreou alguns dos pratos da gastronomia micaelense.

Estes dias passados com os acólitos da Diocese de Angra foram, segundo o Pe. Hélder, “dias de alegre convívio, de conhecimento de outras realidades e sobretudo de proximidade com Jesus”.

Como consequência deste intercâmbio, uma pequena comitiva representativa das várias ilhas do Açores, estará presente no próximo Dia Diocesano do Acólito – Funchal, a realizar no dia 25 de abril do próximo ano, na paróquia do Curral das Freiras.