‘Família Vicentina’ da Madeira com Encontro Anual a 29 de setembro com a presença de D. Nuno

Cartaz

Vai realizar-se no domingo, dia 29 de setembro, no Externato da Fundação Princesa Dona Maria Amélia, na Avenida do Infante, nº 12, Funchal, o Encontro Anual da ‘Família Vicentina’ da Madeira.

A ‘Família Vicentina’, de acordo com a nota que nos foi enviada, “é uma realidade que atravessa os séculos e tem a verdadeira raiz no ‘Patriarca da Caridade’, São Vicente de Paulo. Na verdade, bem cedo, o ‘nosso’ Santo percebeu que as pobrezas eram tantas e tamanhas que somente uma verdadeira caridade cristã, vasta e organizada, poderia dar resposta conveniente e convincente.”

É por isso que Vicente de Paulo “procurou empenhar toda a gente nessa mesma e ingente tarefa de ‘servir os pobres’. No fundo é o desafio da ‘caridade organizada’ que, hoje dizemos com essa expressão mais secularizada de ‘trabalho em rede’”.

Hoje, a ‘Família Vicentina’ é uma realidade bem presente e em crescimento, a nível mundial.

Na Madeira, ao longo dos anos, “foram surgindo vários ‘ramos’ da ‘Família Vicentina’, que, tentando cada um deles fazer caminho, dentro de sua realidade concreta e possibilidades existentes, foram evoluindo com maior ou menor expressividade até aos dias de hoje.

1 – Associação Internacional da Caridade (AIC)

2 – Congregação da Missão, CM (Padres Vicentinos)

3 – Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, FC

4 – Sociedade de São Vicente de Paulo (“Conferências Vicentinas”)

5 – Associação da Medalha Milagrosa (AMM)

6 – Associação das Filhas de Maria

7 – Juventude Mariana Vicentina (JMV), (atualmente em reorganização)

8 – Colaboradores da Missão Vicentina (CMV).

Todos aqueles que estão ou estiveram ligados a algum ramo desta ‘Família Vicentina’ são convidados a participar neste encontro anual que decorrerá segundo o seguinte programa:

16H00: Eucaristia, presidida pelo Bispo da diocese, D. Nuno Brás…(na capela do Externato);

17H00: Lanche/convívio partilhado.