Estandartes e imagens em exposição no quartel

D.R.

De 1954 a 1975 foram formadas 84 Companhias no antigo BI 19 e RIF, que saíram da Madeira para prestar serviço na Índia (1954-1961) e no Ultramar (1961-1975). A maioria dessas Companhias levaram um estandarte e uma Imagem de Nossa Senhora.

Depois do regresso era hábito oferecer as imagens nas Igrejas da Madeira ou entregá-las no RIF (Regimento de Infantaria do Funchal).

Atualmente existem na Sala-Museu do RG3 treze Imagens de Nossa Senhora e muitos estandartes.

Com a finalidade de dar a conhecer as Imagens foi feita uma proposta ao Comandante do RG3 que vinha responder ao anseio de muitos antigos militares, para que fosse permitida uma visita semanal à referida Sala-Museu.

Foi dado o seguinte despacho favorável do Comandante do RG 3: “Todas as quintas-feiras, das 14 horas às 16 horas, a partir do dia 13 de junho até ao fim do mês de dezembro de 2019, estão permitidas no RG3 as entradas dos antigos militares e familiares que desejem visitar a Sala-Museu do RG3 , onde estão treze Imagens que acompanharam as Companhias em serviço no Ultramar. Nesses dias às 15 horas o Padre António Simões (Coronel Capelão) fará uma explicação da história dessas Imagens e será rezada uma oração”.