Ribeira Brava recebeu Encontro de Cantares do Espírito Santo 

No próximo ano, o Encontro Regional de Cantares do Espírito Santo vai ter lugar na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço.

D.R.

A Escola Básica e Secundária Pe. Manuel Alvares, na Ribeira Brava,  acolheu na tarde desta sexta-feira, dia 3 de maio, o Encontro Regional de Cantares do Espírito Santo. O evento, que vai já na sua 14ª edição, contou com a participação de vários grupos incluindo o da casa.

A assistir a esta manifestação cultural, estiveram alguns convidados especiais, entre os quais o bispo do Funchal, que presenciou o evento pela primeira vez e que fez questão de referir que “as festas do Espírito Santo apareceram no século XIII na zona de Alenquer, sob proteção da Rainha Santa Isabel de Portugal e Aragão. Traziam consigo um cuidado com os mais pobres. Que este tempo ajude a viver unidos uns aos outros, a anunciar a alegria de viver e cuidar dos mais pobres.”

O Espírito Santo, frisou, é “encontro”. O Espírito Santo “congrega”. Por isso, “levemos esta certeza de que não somos um só a acreditar, somos muitos! Assim como cantamos este anúncio da ressurreição, vivamos assim como homens e mulheres, jovens crianças que foram transformados por Jesus”, disse ainda o prelado, que desafiou ainda as crianças, mas também os adultos presentes a marcar a diferença, “porque sabemos o que é bom”.

Este ano os cantares contaram com grupos das seguintes escolas: Escola Básica com Pré-Escolar de Santo António e Curral das Freiras; Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas – Carmo – Câmara de Lobos; Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos; Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos – Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade – Campanário; Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol; Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos – Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior – Camacha – e Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço.

Todos eles encantaram quem assistiu às atuações e cumpriram a sua principal missão: mostrar como se canta ao Divino Espírito Santo e como a escola pode, e deve ser, um meio de transmissão da nossa cultura, ajudando a manter vivas aquelas que são as nossas tradições e o nosso património.

A terminar de referir que, no próximo ano, o Encontro Regional de Cantares do Espírito Santo vai ter lugar na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço.