Homenagem à Madre Virgínia Brites da Paixão para comemorar 90 anos da sua morte

Desde o dia 8 de janeiro será celebrada, na Igreja de Santo António, missa diária que terminará no dia 17 de janeiro com a missa solene em Ação de Graças.

A Madre Virgínia Brites da Paixão faleceu a 17 de janeiro de 1929

Grupo de oração pela beatificação da Madre Virgínia

Pedidos de Nosso Senhor Jesus à Madre Virginia:

1ª – 16 de abril de 1913 – na Igreja de Santo António “renovação dos votos” O Sagrado Coração de Jesus pediu à Madre Virgínia para comunicar ao seu confessor que queria o culto público ao Imaculado Coração de Maria.

2ª – 19 de maio de 1913 – na Igreja do Colégio “na hora da Sagrada Comunhão”

Pediu para comunicar ao Bispo que em todas as paróquias da Diocese o primeiro sábado fosse consagrado ao Imaculado Coração de Maria e que o domingo a seguir à festa da Assunção fosse para honrar a Sua Mãe.

3ª – 15 de agosto de 1913, recomendou que ela ouvisse com atenção e fizesse tudo o que a Sua Santa Mãe lhe pedisse.

O Imaculado Coração de Maria mostrou o Seu Coração em chamas de ardente caridade e amor pelos seus filhos e pediu que ela revelasse tudo ao seu confessor: a festa na oitava da Assunção; o amor e reparação nesse dia e a consagração de todos os sábados do mês de agosto ao Seu Coração Imaculado.

4ª – 3 de maio de 1914, dia da Vera Cruz, o Imaculado Coração de Maria apareceu-lhe triste porque já passara um ano e nada fora feito.

(In Uma Mensagem para a Igreja, Síntese Biográfica de Madre Virgínia)

Quem é esta Mulher madeirense que vive há 90 anos no coração do seu Povo?

Sendo de origem de família humilde do Lombo dos Aguiares de Santo António que fez ela para merecer o destaque que o Senhor Bispo D. Teodoro lhe concedeu em 2007 ao abrir o Processo de Beatificação?

Nascida em 1860 viveu até 1929 praticando todas as virtudes: Fé; Esperança; Caridade; Humildade; Paciência; Perseverança e Obediência.

A sua vida passada em casa dos pais e no Mosteiro das Mercês do qual foi eleita pela sua comunidade, Abadessa, foi exemplar.

Quando em 1910, após a implantação da República, o Mosteiro foi encerrado ela regressou a casa dos pais e retomando no quotidiano a vida segundo as regras do Mosteiro, viveu com o Povo e para o Povo, dando a conhecer a sua íntima união com Deus, a alegria de O conhecer e amar e difundindo a devoção ao Imaculado Coração de Maria.

Esta grande missionária do Imaculado Coração de Maria tornou-se conhecida em toda a Ilha da Madeira, Porto Santo, Açores, no Continente e chegou ao conhecimento do Papa com a mensagem que o Padre Prudêncio, seu confessor, foi pessoalmente lhe entregar.

A 17 de janeiro de 2019 faz 90 anos da sua morte.

O Grupo de Oração pela beatificação da Madre Virgínia Brites da Paixão tem vivido momentos de alegria indizível ao percorrer as Paróquias da Ilha, de manhã cedo, aproveitando as missas do parto, para divulgar este acontecimento e sensibilizar para o empenho de todos os madeirenses na construção de um monumento, que será construído após a entrega do Processo de Beatificação no Vaticano, pelo qual, se Deus quiser, a Madre Virgínia será considerada Serva Venerável e depois será beatificada.

O espaço onde será colocado o referido monumento foi proposto pelo CDS-PP no mês de outubro de 2018, no dia de Santa Teresinha e a proposta foi aprovada no dia de S. Francisco por unanimidade na Assembleia Legislativa da CMF e como foi noticiado será a Rotunda ao cimo da Avenida da Madalena em Santo António.

Desde o dia 8 de janeiro será celebrada, na Igreja de Santo António, missa diária que terminará no dia 17 de janeiro com a missa solene em Ação de Graças por tão grande missionária que Deus escolheu para divulgar a devoção ao Imaculado Coração de Maria, entre nós.

O convite para participar neste novenário e missa solene inclui todos os que consideram que devemos agradecer a Deus os dons que concedeu à Madre Virgínia.

Pelo grupo de oração pela beatificação da Madre Virgínia,

Conceição Freitas