Livro “Caminhada em matrimónio” apresentado a 2 de Dezembro na Igreja do Caniço

Livro sobre o matrimónio será apresentado na paróquia do Caniço | D.R.

O livro “Caminhada em matrimónio – um guia para casais e família” vai ser apresentado dia 2 de dezembro, no salão paroquial da Igreja do Caniço, pelas 16 horas. É uma iniciativa do Centro de Preparação Matrimonial da Diocese do Funchal, que vai contar com a presença do assistente e casais do CPM nacional, mas onde se espera também estejam sacerdotes, casais e comunidade diocesana.

Apesar do título do livro envolver a palavra ‘guia’, “este não é um manual para casais, nem tem receitas mágicas para as famílias”. Na verdade, “cada família tem de encontrar o seu próprio caminho, evitando os caminhos com mais pedras. O livro pretende, isso sim, dar pistas para que cada um encontre esse caminho”, e inclui conselhos para a reflexão em casal, e para se aprender a “lidar com as crises”.

O primeiro propósito deste novo guia para casais foi servir de apoio aos encontros de preparação para o matrimónio promovidos pelos CPM, mas pretende-se que também seja uma ajuda para os movimentos da Igreja ligados à pastoral juvenil e familiar, ou para quem já está casado há muitos anos.

O livro divide-se em três grandes partes, uma que é uma preparação com mais tempo e mais calma, e que é utilizada como preâmbulo para as reuniões do CPM, mas que pode ser utilizada também por organizações de jovens, da pastoral universitária ou da catequese.

A segunda parte destina-se mesmo às reuniões do CPM, e a terceira parte a essa preparação continuada, que será mais para os movimentos da pastoral familiar, ou então casais, que individualmente ou em grupo queiram refletir sobre o que é a vida em casal”.

Convite para a apresentação do Livro “Caminhada em matrimónio – um guia para casais e família”