Cáritas apresenta obra sobre o sucesso dos estudantes universitários de meios socialmente desfavorecidos

Novo libro publicado pela Editorial Cáritas

“Trajetórias Escolares Improváveis: O sucesso dos estudantes de meios socialmente desfavorecidos no ensino superior”, é o título da obra de Elsa Justino publicada pela Editorial Cáritas.

Este trabalho desenvolvido por Elsa Justino, doutorada em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa pretende apresentar as singularidades de percursos escolares bem-sucedidos de estudantes com origens económicas, sociais e culturais desfavorecidas. Que curso escolhem? Que instituição de ensino superior frequentam? Quais as condições objetivas para a sua escolha? São alguns dos critérios utilizados na análise que é feita neste trabalho de investigação. 

Na introdução a autora refere as suas motivações que partiram da história de dois irmãos, em risco de não terem bolsa de estudo: “Órfãos de pai, a sua experiência de vida, caracterizada pela pobreza material e que concentrava múltiplas problemáticas, foi a pista para iniciarmos este trabalho de investigação. Como tinham chegado estes dois jovens estudantes até ao ensino superior? Que constelação de fatores se reuniram para que se produzisse esta realidade?”

A investigação envolveu entrevistas a profissionais, estudantes e candidatos a bolsas de estudo, no âmbito da atividade profissional – ensino e serviço social.

Elsa Justino partilha também a história de vida de um alto executivo que foi apoiado pela ação social para permanecer no ensino superior, bem como a sua vivência marcada por múltiplas contrariedades. “Como se organizava o seu quotidiano familiar e escolar para que fosse possível um percurso tão bem sucedido até ao ensino superior? Como explicar a sua permanência, no ensino superior, durante toda a formação?”.

Sobre o processo de atribuição das bolsas de estudo aos estudantes, esta investigadora considera ser necessário não “confinar o trabalho social a um mero trabalho de sistematização de informação e a uma certa forma de ‘secretariado social’”.  

A apresentação do livro será esta terça-feira, dia 20 de novembro pelas 17 horas na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, Vila Real.

O projeto editorial da Cáritas tem por objetivo o desenvolvimento de uma cultura organizativa de serviço baseado no Pensamento Social da Igreja, em estreita articulação com a Conferência Episcopal Portuguesa e com os Bispos diocesanos.