Acção Católica Rural realizou o conselho diocesano

Por Equipa Diocesana da ACR

 

No dia 07 de outubro, teve lugar, no Convento de Santa Clara, o Conselho Diocesano da ACR. Esta é a Assembleia, em que é feito o balanço do Ano Apostólico transacto e se lançam os objectivos e actividades do novo Ano, 2018/2019.

Iniciamos os trabalhos com a Invocação ao Espírito Santo e uma saudação de boas vindas, pelo Presidente da Equipa Diocesana Saúl Sousa.

Seguiram-se as apresentações das Equipas de Base, Diocesana e ainda do dirigente Nacional, Roger Madureira, director da Revista “Mundo Rural”, órgão formativo e informativo do Movimento ACR.

Então, cada Equipa apresentou um resumo das actividades e acções realizadas ao longo deste Ano Apostólico, pelos grupos de adultos, adolescentes e crianças, todos em sintonia com o lema da ACR Nacional: “Alegra-te na Verdade: Sai, escuta, Decide e Abraça!”. Assim como do Plano Pastoral da nossa diocese: “Igreja Jovem, com os jovens”.

Feita a avaliação dos objectivos realizados e das dificuldades de cada sector na concretização dos mesmos, houve um breve intervalo, logo seguido do tema: Formar-se à imagem do Mestre, um apelo à oração, fé em Deus, amor ao próximo e confiança no espírito Santo, que age em nós e por nós.

Foi também apresentado o Plano de acção para o novo ano, tendo em conta os objectivos eclesiais do Papa Francisco, com o Sínodo dos Bispos, em curso, sobre a Juventude e o «Mês Missionário Extraordinário», outubro 2019, do documento da CEP, sobre o «Ano em Missão», outubro 2018 a outubro 2019. E, também o Plano Pastoram da nossa diocese: «Ser Cristão Viver em Missão».

Foi mostrado algum material de apoio para o ano Apostólico: Exortação Apostólica, Gaudete et exsultate (Alegrai-vos e Exultai), do Papa Francisco, sobre o chamamento à santidade no mundo actual; um Caderno, da Equipa Nacional ACR – Caminhos!; a Revista Mundo Rural, outro instrumento de trabalho. Assim como os documentos da CEP sobre o «Ano Missionário Extraordinário» e Proteção da Vida da e Dignidade Humana e também a mensagem do nosso Bispo sobre – «Ser Cristão Viver em Missão».

Feita a calendarização das actividades, teve ocasião a Eucaristia, presidida pelo nosso Assistente Diocesano Pe Hélder Gonçalves, que começou por dar graças a Deus pela presença de todos, e pela acção apostólica realizada em cada meio, com empenho e dedicação dos militantes da ACR. Na Homilia, adaptando a liturgia da Palavra ao nosso Movimento, lembrou a unidade espírito de serviço, em comunidade, com todos os grupos da Paróquia. Agradeceu a presença exemplo do Roger Madureira, que nos motiva a seguir em frente, mesmo quando os ventos são contrários.

No momento da Ação de graças, cada Equipa fez o seu compromisso, terminando a eucaristia com o Hino da ACR E O ENVIO EM MISSÃO.