Arrancou o Sínodo que quer dar voz aos jovens

D.R.

Uma advertência de D. Sérgio da Rocha: “Entrar com humildade neste modo de proceder, neste estilo eclesial, é a primeira resposta pastoral de uma Igreja que deseja ser credível para as gerações mais jovens”, advertiu D. Sérgio da Rocha.

O Vaticano acolheu a partir de hoje a assembleia do Sínodo dos Bispos dedicada aos jovens, marcada por novidades na sua preparação, como um inquérito online ou a reunião pré-sinodal, e no seu desenvolvimento.

1. O Papa Francisco, presidente da assembleia sinodal, celebrou a Missa inaugural de abertura do Sínodo, no dia 3 de outubro, concelebrada com os membros do Sínodo. Foi catequisando os irmãos sinodais: “Sigam a estrada das bem-aventuranças. Não o caminho da mundanidade, do clericalismo, que é uma das piores perversões da Igreja”, indicou o Papa.

De tarde, seguiu-se a sessão de abertura dos trabalhos, com uma oração e a saudação inicial do pontífice.

2. A 15ª assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, decorre de 3 a 28 de outubro, por decisão do Papa Francisco. Conta com 267 representantes dos episcopados católicos, além de especialistas e convidados, entre eles 34 jovens, com idades dos 18 aos 29 anos, e cuja voz será a representação de seus coetâneos no mundo.

É secretário-geral, o cardeal Lorenzo Baldisseri, e os quatro presidentes delegados – cardeal Louis Raphaël Sako, patriarca de Babilónia dos Caldeus (Iraque); o cardeal Desiré Tsarahazana, arcebispo de Toamasina (Madagascar), o cardeal Charles Maung Bo, arcebispo de Yangon (Myanmar), e o cardeal John Ribat, arcebispo de Port Moresby, (Papua Nova Guiné).

3.O Secretário-geral explicou que o tema dos jovens «é um desafio» mas a Igreja «não tem medo».“A Igreja quer fazer a sua parte neste Sínodo e quer fazê-lo com a determinação e a força que vem da sua missão evangelizadora”, realçou.

O Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa, é uma assembleia consultiva de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo. O cardeal Lorenzo Baldisseri adiantou ainda que depois do acordo provisório entre a Santa Sé e a China, pela primeira vez, dois bispos da China continental iriam estar na Sala Nova do Sínodo, no Vaticano

4.A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) está representada pelos presidentes das Comissões que acompanham a Pastoral Juvenil e Vocações: D. Joaquim Mendes – bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família – e D. António Augusto Azevedo – bispo auxiliar do Porto e presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios.

Outros participantes de episcopados lusófonos são: D. Zeferino Zeca Martins, de Angola e São Tomé; D. Inácio Saúre, de Moçambique; e do Brasil mais quatro bispos – D. Vilsom Basso, D. Eduardo Pinheiro da Silva, D. Gilson Andrade da Silva, e D. Jaime Spengler; e de Timor-Leste D. Virgílio Carmo da Silva, bispo de Díli. O cardeal cabo-verdiano, D. Arlindo Gomes Furtado, bispo de Santiago de Cabo Verde, é membro por nomeação pontifícia.

5.Temas como: desemprego, redes sociais, pobreza e educação… e muitos outros são questões apontadas pelo documento de trabalho, que contou com mais de 100 mil respostas a questionário online. Já se debateram os abusos sexuais, novas tecnologias, a educação, migrações, família, sexualidade,… O papa condenou o aborto, em defesa da vida inocente e indefesa,… Foram temas da primeira semana.

“Por favor, vós, jovens, rapazes e raparigas, vós não tendes preço. Não sejais mercadoria para um leilão”, disse o Papa na Aula Paulo VI, num encontro entre os jovens e os participantes no Sínodo dos Bispos sobre a Juventude.

“Por favor, não vos deixeis comprar, não vos deixeis seduzir, não vos deixeis escravizar pelas colonizações ideológicas que nos colocam ideias na cabeça e no fim transformam-nos em escravos, dependentes, fracassados na vida”, sublinhou o Papa.

O encontro entre os padres sinodais e os jovens ficou marcado por momentos musicais e pela partilha de testemunhos de alguns participantes, e por questões colocadas ao Papa.

6.Francisco referiu-se ainda aos populismos, que significam “fechamento num único modelo.” “O amor é a palavra que abre todas as portas”, acrescentou. E  valorizou também as pessoas mais idosas, falando na importâncias das raízes,  apelando ao “diálogo entre as gerações. “Falai com os avós, falai com os idosos e isso vos fará felizes, concluiu o Papa.

O coordenador nacional dos Centros Juvenis Salesianos de Espanha, padre Santi Dominguez, disse nas Jornadas Nacionais de Pastoral Juvenil: “os jovens pedem coerência à Igreja. Com o mundo atual. (…) Acredito que qualquer jovem pede à Igreja que seja próxima, que os escute e acompanhe quando têm decisões importantes a tomar, que lhes dê espaços de crescimento pessoal e em grupo, que os acompanhem.”

7.O sacerdote vê o Papa Francisco como uma referência para a juventude, para os jovens crentes ou até para aqueles que andam mais afastados.

“Papa Francisco fala de forma que todos entendem, passa uma imagem mais fresca, natural e próxima e torna-se uma referência; o Papa acompanha as palavras com gestos”, referiu.

“O Papa convidou todos os jovens, crentes ou não crentes, quer escutar os que não acreditam ou são indiferentes, estão longe ou nunca viveram uma cultura religiosa e isso ajuda-nos a ter uma noção do mundo atual, da realidade dos jovens”. Os jovens pedem que a Igreja os acompanhe.