Missas do Parto estão prestes a começar e são símbolo da fé e da religiosidade do povo

No final da Eucaristia, o povo reúne-se em animado convívio, em que não faltam iguarias próprias a quadra que se avizinha.

As Missas do Parto são uma secular tradição da religiosidade popular e da cultura madeirense. Elas invocam, nos nove dias que antecedem o Natal, o parto da Virgem Maria, que há de dar à luz o Menino Jesus.

O facto de se celebrarem tão cedo, ainda antes do raiar do sol, tinha a ver com a preocupação prática de não interferir com o trabalho nos campos, que começava também ele muito cedo.

Antigamente, era a pé que os fiéis vinham para a igreja. Para ajudar a tornar menos penoso o caminho, vinham em grupo tocando e cantando. À frente ia o tocador de búzio para ir acordando os mais atrasados.

Hoje, já quase ninguém, tem de percorrer longos e serenados caminhos para chegar à igreja. E os tocadores combinam encontrar-se no adro, para tocar antes e depois da missa que, ainda assim, é muito participada e continua a ter um cunho muito próprio no que se refere, por exemplo, aos cânticos e à música interpretada.

Por via da facilidade de deslocação que hoje existe, há mesmo quem faça questão de ir assistir à missa numa paróquia que não a sua. Famílias e grupos de amigos escolhem, a cada ano, um lugar diferente para cumprir a tradição.

No final da missa, independentemente da paróquia onde ela tem lugar, há sempre um momento de convívio com comes e bebes típicos da quadra natalícia, como os licores, as broas, a canja e o cacau, as sandes de vinho e alhos e o bolo de mel.

Se é daquelas pessoas que gosta de participar nas missas em diferentes locais, então deixamos-lhe em seguida algumas opções de paróquias e respetivos horários. Assim pode escolher onde quer ir, se mais perto ou mais longe, embora sempre com o mesmo intuito: o de ir preparando a chegada de Jesus Menino.

Álamos – 6 horas

Coração de Jesus – 6 horas

Curral das Freiras – 5:30 horas, com exceção do dia 17, em que a missa tem lugar às 6:30 horas.

Espírito Santo (Porto Santo) – 6 horas

Fátima – 6:30 horas

Graça – 6 horas

Imaculado Coração de Maria – 7:30 horas

Livramento – 6 horas

Nazaré – 6 horas

Monte – 6 horas

Piedade (Porto Santo) – 6 horas

Sagrada Família – 6:30 horas

Santa Luzia – 6:30 horas

Santa Maria Maior – 6:30 horas

Santo Amaro – 6:30 horas

Santo António – 6 horas

São Gonçalo – 6 horas

São José – Dias 15 e 17 às 19 horas; dia 18 às 9.30 horas e dia 20 às 19 horas

São Martinho – 6 horas

São Pedro – 6:30 horas

São Roque – 6 horas

Sé – 7:30 horas

Colégio – 17 horas

Visitação – 20:30 horas

Vitória/Santa Rita – 6 horas

Santa Cecília – 6 horas

Carmo – 6 horas

Encarnação – 6 horas

Capela do Mosteiro as Irmãs Clarissas­ – No dia 15 às 5:30 horas

Porto da Cruz – 6 horas

São Jorge – 6h30 horas, com exceção dos dias 20 e 22 que a missa será celebra às 20 horas

Arco de São Jorge–5 horas, com exceção dos dias 15, 18, 19 e 21 às 20 horas e do dia 17 que a missa será celebrada às 8 horas da manhã

Gaula – 5h30

Lombada – 7 horas

Camacha – 6 Horas

Rochão – 7.30 horas

Serra de Água – 6 horas