Celebração das Exéquias e Funeral do Pe. Nóbrega amanhã em S. Martinho

© Notícias Magazine

O Bispo do Funchal, D. António Carrilho presidirá à celebração de Exéquias do Padre Manuel de Nóbrega na quinta-feira, 26 de outubro, às 11 horas, na Igreja Paroquial de São Martinho, seguida de funeral para o Cemitério de São Martinho. A partir das 9h45m o corpo estará em câmara ardente.

“A Igreja Diocesana agradece a sua vida dedicada ao serviço do Evangelho e o seu contributo para o estudo e desenvolvimento da ciência”- diz o comunicado da secretaria episcopal.

No mesmo comunicado lê-se: “O Padre Manuel de Nóbrega, contribuiu para o desenvolvimento da cultura madeirense, especificamente no âmbito da botânica do Arquipélago. Nesta linha, o Padre Manuel herdou a paixão pelas ciências naturais do Pe. Ernest Schmitz e do Cón. Barreto, duas personalidades que também se distinguem nesta área”.

“Por isso mesmo, em 1981 foi convidado pelo Governo Regional para organizar o herbário do Museu do Seminário Diocesano do Funchal, que se encontrava disperso após a sua tomada em 1974. Foi também, o responsável pela instalação do património museológico de História Natural da referida instituição diocesana no Jardim Botânico da Madeira. Em 1998 foi condecorado com a Ordem de Mérito por Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Doutor Jorge Sampaio e em 2016 recebeu da Câmara Municipal de Câmara de Lobos a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro”.

A secretaria episcopal recorda ainda: “O Padre Nóbrega, assim conhecido, descobriu exemplares botânicos, como as duas plantas vasculares, e uma espécie protegida a nível mundial. Em sua homenagem, duas das espécies, endémicas da Madeira, descobertas pelo mesmo, foram descritas como Nobregae laetinervis e Fissidens nobreganus”.