Memória litúrgica de São João Paulo II

D.R.

O Papa Francisco evocou neste domingo (22 de outubro) a figura de São João Paulo II (1920-2005); foi durante a oração do Angelus, no Vaticano, no dia da festa litúrgica do “Papa missionário”, que este ano coincidiu com o Dia Mundial das Missões. A Igreja Católica celebra a memória litúrgica de João Paulo II a 22 de outubro, data que assinala o dia de início do seu pontificado, no ano 1978.

João Paulo II, enquanto Papa, publicou 14 encíclicas, 15 exortações apostólicas, 11 constituições apostólicas e 45 cartas apostólicas; e realizou 104 viagens internacionais, incluindo três visitas a Portugal, em 1982, 1991 (neste ano, a 12 de maio, esteve também na Madeira) e em 2000, visitas que tiveram como destino principal o Santuário de Fátima.

Em memória de São João Paulo II, a diocese do Funchal tem uma estátua do “Papa peregrino” no adro da Sé; a igreja paroquial do Atouguia (na Calheta) conserva no seu interior uma imagem do santo João Paulo II e guarda uma sua “relíquia” debaixo do altar; e no concelho do Funchal, uma das novas centralidades foi batizada de “Avenida João Paulo II”.