Jovens do Curral das Freiras prepararam o Crisma com uma peregrinação a Fátima 

D. António Carrilho com as catequistas dos jovens crismados

O grupo de jovens da Paróquia do Curral das Freiras que hoje receberam o sacramento da confirmação fizeram de 12 a 14 de Julho uma peregrinação ao Santuário de Fátima por ocasião do centenário das aparições e como forma de prepararem espiritualmente o dia do seu Crisma.

Para as catequistas que acompanharam o crescimento destes jovens deste o primeiro volume de catequese, esta iniciativa contribuiu para melhorar a unidade do grupo e para aprofundar a mensagem de Fátima e assim prepararem o seu Crisma.

“Achamos que seria uma boa forma de preparar o sacramento. A nossa preparação começou com a angariação de fundos para irmos a Fátima, um sítio que a maior parte dos jovens nunca foram”- afirmou a catequista Octávia Camacho.

Para esta catequista foi uma peregrinação marcante: “Uma coisa é nós ouvirmos falar dos pastorinhos, outra coisa é estamos lá. A procissão das velas que nunca tínhamos presenciado, é realmente muito emotiva, é forte!”

A catequista Jenifer Ascensão salientou a união do grupo: “foi o culminar dos dez anos de catequese, foi uma convivência e uma partilha onde foi possível conhecer-mo-nos melhor, é muito diferente da catequese onde só temos uma hora ao Domingo”.

Os jovens crismados partilharam a sua alegria no final da celebração do crisma. A Cátia Camacho, do sitio das Casas Próximas, não esconde o sorriso: “Sinto-me feliz e orgulhosa por ter feito esta caminhada de catequese, foi bom”. Acrescentando que vai continuar o mesmo percurso da vida cristã como fez até agora, a única diferença é que já não terá catequese. O jovem Diogo, residente na Terra-Chã de Cima, partilha desta mesma alegria afirmando o desejo de continuar a participar na Missa Dominical.