Bispo nomeia Pe. Carlos Almada para Secretário

D. António Carrilho nomeou o Pe. Carlos Ismael Almada para secretário episcopal, dispensando o Pe. Estêvão Fernandes que irá prosseguir estudos em Roma.

Recém ordenado – a missa de ordenação teve lugar no dia 5 deste mês – o Pe. Carlos Almada passa assim a desempenhar as funções de Secretário Episcopal, assume também a Capelania da Quinta das Rosas, das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, integrando ainda a Equipa Diocesana do Pré-Seminário.

Em declarações ao Jornal da Madeira o Pe. Carlos Almada diz que está ciente dos desafios que a missão acarreta, mas adianta também que “por ser um padre novo, acabado de ordenar, fica bem presente a promessa da disponibilidade, da reverência e obediência ao sr. Bispo”. Além disso, vai substituir um colega que vai prosseguir com a sua formação.

Foi, pois, “com alegria”, mas também com a “consciência da responsabilidade” que diz ter aceite o desafio, reconhecendo que se trata de “uma nomeação específica, com cargos específicos, que não é mais do que as outras, a de qualquer colega do Presbitério que tem uma paróquia. É apenas diferente, com os encargos próprios do Secretariado Episcopal”.

Ao novo Secretário caberá, entre muitas outras funções, acompanhar D. António Carrilho em atos oficiais, como crismas, celebrações na Sé, etc., tratar da agenda do Bispo e da documentação para despacho.