António Carrilho presidiu, esta segunda-feira, à missa vespertina da Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira do Porto da Cruz.
A celebração contou com a participação de inúmeros fiéis, entre os quais muitos emigrantes que estão de férias na sua terra natal, e que fazem questão de participar nestes momentos tão importantes para a comunidade.
Dirigindo-se a essa mesma comunidade, D. António Carrilho sublinhou que: “É preciso manter bem viva a fé para a vida de cada dia”. Uma fé que, disse, “se vive não apenas na festa”, mas que vai muito para além desta. “Se as pessoas vêm precisamente porque têm fé, com certeza que daqui vão levar no coração, para além de todos os aspetos exteriores da convivência, do contato das pessoas umas com as outras, do arraial, uma fé mais viva e uma luz mais forte, e a consciência de que Nossa Senhora, neste caso Nossa Senhora de Guadalupe, os acompanha”, salientou.
Tendo em conta que não existe na Diocese outra paróquia cuja padroeira seja Nossa Senhora de Guadalupe, o prelado exortou os fiéis a “a ver qual é o lugar que tem a padroeira na comunidade”, lembrando que “Ela tem de aparecer sempre como modelo e intercessor, intercessor e modelo”. Apesar de ser “mais fácil dirigirmo-nos e pedir as graças que cada um necessita”, D. António Carrilho acrescentou que “é bom não esquecer que aquilo que nos é dado pelo padroeiro pode ser tomado como referência como exemplo, como modelo para as nossas vidas”.
Já o Pe. João de Freitas Mendonça, pároco do Porto da Cruz, em declarações ao Jornal da Madeira, salientou que a Festa de Nossa Senhora de Guadalupe é “um momento forte e significativo para a comunidade”, incluindo aquela que, mesmo estando longe, faz sentir a sua presença, seja através de “um grupo que veio formar família, através do matrimónio” ou de “um grupo que veio para batizar os filhos”.
A solenidade em honra de Nossa Senhora de Guadalupe vai ser celebrada hoje, dia 15 de agosto, iniciando-se a Eucaristia às 14:00 horas ao que se seguirá a procissão, que irá percorrer as principais ruas da freguesia.
Também hoje, mas no Monte, o Bispo do Funchal vai presidir, pelas 11:00 horas à festa em honra de Nossa Senhora do Monte, padroeira da Madeira. Após a missa haverá a tradicional procissão.