Porto da Cruz celebra Nossa Senhora de Guadalupe

Há muito que o dia 15 de agosto é conhecido como o “Dia das Sete Senhoras”. Uma referência aos sete locais da Madeira onde se celebram Festas Marianas, as quais assinalam a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora.

O Porto da Cruz, com a Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, é uma dessas localidades. Ali acorrem todos os anos, no dia 15 e também na véspera, muitos madeirenses e emigrantes com o propósito de agradecerem as graças recebidas e renovarem os votos de proteção.

No dia 14, a festa começa, pelas 14:00 horas, com uma girândola de fogo e atuação de uma banda filarmónica. A eucaristia vespertina, agendada para as 20:00 horas, será presidida pelo Bispo do Funchal, D. António Carrilho.

A solenidade em honra de Nossa Senhora vai ser celebrada no dia 15 de agosto, iniciando-se a Eucaristia às 14:00 horas ao que se seguirá a procissão, que irá percorrer as principais ruas da freguesia.

No caso da Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, e tal como referimos anteriormente, são muitos os emigrantes vindos principalmente Londres e Jersey, para onde o Porto da Cruz tem visto partir muitos filhos da terra, que se juntam para participar nesta festa organizada pela Confraria de Nossa Senhora de Guadalupe.

Tal como acontece noutras localidades, a celebração religiosa será complementada com o típico arraial madeirense. Haverá barracas com “comes e bebes” e muita animação, com bandas, conjuntos e grupos de folclore.

Mas, esta não é a única festa que o Porto da Cruz acolhe, neste quente mês de agosto. Já no próximo dia 20 haverá a Festa do Santíssimo Sacramento, também conhecida por Domingo do Senhor, cuja atração são os tapetes de flores. Os horários tanto da missa vespertina de sábado, dia 19, como os de domingo são idênticos aos da Festa de Nossa Senhora de Guadalupe.