O monumento erigido no Terreiro da Luta, na freguesia do Monte, em honra da Virgem Maria, sob a invocação de Nossa Senhora da Paz, foi inaugurado há 90 anos.
Numa cerimónia solene presidida pelo então bispo do Funchal (D. Manuel Pereira Ribeiro) a 14 de agosto de 1927, participaram várias entidades oficiais e milhares de pessoas vindas de toda ilha da Madeira.
Trata-se de uma “imagem em mármore”, de cinco metros de altura, assentando num “plinto ladeado por artísticos baixos-relevos fundidos em bronze”, que retratam a “aparição de Nossa Senhora” a uma pastorinha no local.
A construção deste monumento deve-se à iniciativa a aos esforços do padre José Marques Jardim (o pároco do Monte naquela altura), como cumprimento de uma promessa feita após os bombardeamentos do Funchal por submarinos alemães, em finais de 1916, durante a I Grande Guerra (1914-1918).
O padre Marques Jardim chegou a ir ao estrangeiro, junto dos emigrantes madeirenses, com o objetivo de angariar meios para a construção do monumento a favor da paz, cuja primeira pedra foi lançada em 1923. Ao lado do monumento a Nossa Senhora da Paz construiu-se também uma capela – designada “Capela Pax”, onde se podem celebrar missas e providenciar atos litúrgicos de especial importância.
Mais tarde, para assinalar o feito memorável e em jeito de homenagem foi inaugurado, no Largo da Fonte, o busto do padre José Marques Jardim e dado o seu nome a um caminho da freguesia do Monte.