Paróquias madeirenses celebram Espírito Santo

Foto: Sílvio Mendes

A solenidade de Pentecostes, que comemora a vinda do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos, cinquenta dias após a ressurreição de Jesus Cristo, irá ser celebrada no domingo, 28 de maio.

Na Madeira é o padroeiro das paróquias da Calheta e do Espírito Santo, na Ilha do Porto Santo e um dos dois padroeiros do Caniço (o outro é Santo Antão). Em muitas localidades a festa do Espírito Santo é motivo de animação especial.

Na Calheta no domingo a partir das 14 h30 haverá visita ao porto de recreio com bênção dos barcos, seguindo-se o cortejo com o pároco, as insígnias e as meninas saloias para a igreja onde será celebrada a Eucaristia pelas 17 horas.

O Caniço festejará esta solenidade no próximo domingo com procissão às 11h10 e missa às 11h30.

A paróquia da Camacha vai estar em destaque com a celebração da festa do Espírito Santo que tem grandes tradições naquela freguesia.

No sábado, 27 de maio, às 19 horas terá início a missa vespertina. No próximo domingo, 28 maio, Solenidade de Pentecostes, às 9h30 será celebrada a Eucaristia na igreja da Camacha seguindo-se, pelas 10h30, a visita das insígnias aos estabelecimentos comerciais do centro daquela vila.

Às 17h30 inicia-se o cortejo do pão sendo as oferendas colocadas numa mesa no salão paroquial, onde se realizará a bênção da «Mesa da Copa».

No dia 29 de maio (“segunda-feira da Camacha”) será celebrada a missa às 20 horas e às 21 horas iniciar-se-á a eleição do novo «Imperador», que é a pessoa que irá organizar e custear a festa do Espírito Santo no próximo ano.

Em Machico às 18 horas do domingo 28 de maio será celebrada a missa com a bênção do pão.

No final decorrerá um cortejo até ao cais de Machico sendo feita a bênção dos barcos.

Uma das caraterísticas da festa do Pentecostes é a bênção do pão. Será realizada após as missas nas igrejas da Ponta do Pargo: 8 horas; Amparo: 9 horas; Prazeres 10 horas e Fajã da Ovelha: 11 horas

A paróquia da Quinta Grande celebrará o Espírito Santo no domingo na missa que se iniciará pelas 16 horas.

No sábado 27 de maio às 19 horas iniciam-se as romagens e às 20 horas a missa.

A festa do Espírito Santo no Garachico será na missa que se iniciará às 15 horas. Depois será benzida a copa e feito o leilão no bazar.

Na paróquia do Estreito de Câmara de Lobos no sábado, dia 27 de maio à tarde haverá o cortejo das charolas, bênção e procissão do pão.

No domingo a missa da festa será às 16 horas após o que será benzida copa e realizado um leilão.

Também na paróquia de Santa Cruz vai decorrer a festa do Pentecostes com missa e bênção da copa.

Na freguesia da Ponta do Sol o Espírito Santo tem muitos devotos e grandes tradições.

Uma das paróquias daquela freguesia é a de Cristo Rei onde no domingo 3 de junho se celebrará a festa do Espírito Santo. A missa começará pelas 15 horas. ÀS 16 horas haverá arrematação das ofertas para o bazar.

No sábado a novena e missa da vigília principiarão às 20h30.
Nesse dia às 10 horas as insígnias do Divino Espírito Santo sairão da igreja de Cristo Rei, juntamente com a  banda filarmónica para percorrer os sítios e recolher ofertas para o bazar.

Em todas as igrejas paroquiais nas Eucaristias desse domingo participarão os elementos das visitas pascais.