Bispo na abertura de Encontro de EMRC que reuniu 500 alunos em Santana

Foto: Duarte Gomes

Foram cerca de 500 os alunos que ao longo desta sexta-feira, dia 19 de maio, estiveram reunidos em Santana, mais precisamente no Parque Temático, a participar naquele que será o XII Encontro Regional de EMRC.

Estes alunos representaram 10 escolas, dos 2º e 3º Ciclos dos Ensinos Básico e Secundário da RAM, nesta iniciativa do Departamento do Ensino da Igreja nas Escolas/Educação Moral e Religiosa Católica, Secretariado da Educação Cristã.

Na abertura, em que marcaram presença várias entidades, nomeadamente o Bispo do Funchal e o diretor regional de Educação, em representação do secretário regional.

Dirigindo-se aos jovens e aos docentes que os acompanhavam, D. Nuno Brás saudou-os e sublinhando que sem eles “esta realidade de EMRC nas escolas não era possível”.

Apelou ainda aos jovens presentes que, “se puderem, participem nas JMJ” e que “Escolham sempre a Vida”, tema do encontro desta ano. É que, explicou, “escolher a vida significa escolher estar com Deus e isso é muito, muito importante”.

Já o diretor regional da Educação sublinhou a importância deste encontro que reúne os professores e com “os alunos que nas escolas optaram pela frequência desta disciplina de Educação Moral Religiosa e católica”.

Uma disciplina que, vincou Marco Gomes, “dá um contributo bastante importante para a formação integral de todos os alunos”. Quando a Escolher a Vida, apelou a que “hoje e no futuro, quando tiverem de tomar decisões importantes, tomem decisões que levem a escolher a vida, em vez de caminhos que não promovem a vida”.

Os alunos tiveram depois oportunidade de participar em várias atividades, nomeadamente num pequeno, mas excelente, momento musical proporcionado pelo projeto Akústica, que interpretou, entre ouros temas, o Hino da JMJ, que muitos ainda desconheciam.