Foram perto de 600 os fiéis de várias paróquias da diocese que participaram no domingo, dia 5 de março, na XIII Assembleia Diocesana do Renovamento Carismático Católico (RCC) da Diocese do Funchal.
Subordinada ao tema “Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele” (I Jo, 4,14), esta assembleia teve como orador convidado o sacerdote Delton Filho e decorreu no Centro de Congressos da Madeira
Os trabalhos incluíram, para além de vários ensinamentos e da Adoração ao Santíssimo Sacramento, a celebração de uma Eucaristia, presidida por D. Nuno Brás.
Na homilia o prelado apelou aos participantes que procurem “escutar Jesus”. Não apenas ouvir a Palavra de Deus. Mas, cada um deve procurar escolher a melhor forma, “para escutar Jesus e não o mundo”.
Só assim, vincou poderemos “mudar”, “converter”, encontrar “alimento para o caminho”. Para isso é necessário, acrescentou, “deixarmos que Jesus Cristo se vá formando em nós” e deixar que o Espírito Santo, “o sopro de Deus que vai formando em nós Jesus Cristo”.
“Escutar Jesus Cristo faz-nos sempre caminhar, escutar Jesus Cristo faz-nos andar, mover, abandonar as nossas obras do pecado, para nos tornarmos mais semelhantes a Jesus”, frisou o bispo diocesano, para logo acrescentar que esta é uma tarefa de todos os cristãos, incluindo os carismáticos, porque “não podemos ficar parados a achar que já sabemos tudo”.
D. Nuno Brás terminou apelando à assembleia que “cada um arranje um momento de Tabor, em cada dia”.
Só com renúncias e jejum, milagres poderão acontecer
Já o Padre Delton Filho, lembrou que, nesta Quaresma, sem jejum e penitência não é possível dominar os instintos e obedecer ao Espírito. Só assim, com renúncias e jejum, milagres poderão acontecer.
Por isso, recomendou aos participantes que peçam 10 milagres na Quaresma, a saber: acreditar sem duvidar; escutar a Deus; obediência ao Espírito Santo; sentir como Jesus; enxergar como Jesus; fortaleza da alma; depender totalmente de Deus; encontrar Jesus no outro; pensar como Jesus e morar no coração de Deus”.
Equipa reconduzida
Após a Eucaristia, o Pe. Patrício Sousa, secretário do bispo, leu um comunicado a informar que a atual Equipa Diocesana do RCC na Madeira foi reconduzida, o que significa ter pela frente mais um mandato de cinco anos, com Maria da Paz Carvalho a dar continuidade à coordenação. Quanto ao Pe. Manuel Alexandre, também continua nas funções de assistente diocesano do RCC.
O bispo do Funchal agradeceu o trabalho realizado e fez votos para que o mesmo continue “pedindo para eles a assistência do Espírito Santo para que possam assistir o RCC com responsabilidade”, garantindo ainda que o bispo tem “as portas abertas” para os receber sempre que necessário.
Já Maria da Paz Carvalho agradeceu a “atenção, o tempo e a sabedoria” com que D. Nuno Brás tem orientado o movimento, especialmente, “nas dificuldades que ele tem experimentado ultimamente”.