O “Espírito Santo e a comunidade” foi o tema da segunda conferência do professor João Duque, realizada quarta-feira, 25 de janeiro, na igreja do colégio, integrada nas Jornadas de Atualização dos Leigos e Consagrados.
Neste segundo dia o orador explicou, por exemplo, que o Espírito não atua magicamente, pois “a ‘ação’ do Espírito é sempre ação nossa, em resposta a uma vocação (do Pai, no Filho)”.
Neste contexto, da dinâmica comunitária, o orador convidado vincou que é necessário distinguir em primeiro lugar dois conceitos de comunidade. O primeiro apresenta a comunidade fechada, grupo restrito, conjunto tribal, formada por aqueles que têm um determinado conjunto de propriedades iguais, ou seja, uma comunidade bolha, fechada em si mesma.
Já a comunidade segundo o Espírito, é uma comunidade aberta, que está exposta ao outro, que escuta. É uma comunidade que responde à exigência uns dos outros, como exigência universal.
As Jornadas de Atualização dos Leigos e consagrados terminam esta quinta-feira, dia 26 de janeiro. Pelas 19:30 horas terá lugar a última conferência, cujo orador será D. Nuno Brás que irá abordar o tema “Crisma, Sacramento do Espírito”.