Missionários Vicentinos: Dia da Província e Bodas de Ouro sacerdotais

A Província Portuguesa da Congregação da Missão (PPCM) assinala o seu aniversário na Festa da Conversão de São Paulo, pois, segundo São Vicente de Paulo, nesse dia proferiu o «primeiro sermão da Missão».

Este ano, esta data foi festejada a 25 de janeiro, na comunidade vicentina, Domus Flavia, em Chaves, e associou a comemoração de Bodas de Ouro sacerdotais dos padres António Coelho e José Carlos Gonçalves.

Antes da celebração eucarística, porém, realizou-se uma assembleia para concluir o processo de formação permanente que passou pela análise do Documento da Etapa Continental (DEC) do Sínodo dos Bispos: “Alarga a tua tenda” (Is 54,3).

A metodologia proposta foi a oração, diálogo e escuta do Espírito Santo. O DEC foi divulgado e dado para ser analisado individualmente por todos os confrades; posteriormente, em comunidade e seguindo o esquema das perguntas que o DEC oferece no seu n.º 106, fizeram uma síntese comunitária que, depois, foi partilhada com outra das comunidades e essa síntese foi apresentada, hoje, em plenário de confrades; dessa apresentação, a comissão de formação vai elaborar um documento a enviar para o Secretariado da CIRP.

Ao final da manhã, a capela da comunidade encheu-se com alguns familiares e muitos fiéis das comunidades paroquiais, da zona de Chaves, que os padres António Coelho e José Carlos servem, e mais de 35 sacerdotes da PPCM e párocos do Arciprestado do Alto Tâmega, Diocese de Vila Real.

A eucaristia foi presidida por D. António Augusto, bispo de Vila Real, e concelebrada por D. Augusto César, bispo emérito de Portalegre – Castelo Branco, que também é membro da Congregação da Missão, e animada nos cânticos pelo Coral Vicentino de Chaves.