Capela das Babosas: “Imaculada Conceição voltou ao seu cantinho”

“Graças a Deus que a imaculada Conceição volta ao seu cantinho”. Esta foi talvez uma das frases que mais se ouviu no Largo das Babosas, no Dia da Imaculada Conceição deste ano de 2022.

Doze anos depois da aluvião do 20 de fevereiro ter destruído a pequena capela, a mesma foi reconstruída e a imagem pôde “regressar a casa”, como diziam outros tantos.

A “mudança” começou ainda na igreja do Monte, onde a imagem tem permanecido todos estes anos, juntamente com um crucifixo. Aos ombros dos carreiros, num andor oferecido pelos próprios, foi levada até ao Largo das Babosas, acompanhada por centenas de fiéis e de representantes de várias entidades civis, militares e religiosas.

Aí começou a cerimónia de consagração do pequeno templo. Um momento com ritos próprios, carregados de simbolismo e espiritualidade que começa com o bispo da Diocese a receber a chave, desta feita das mãos do arquiteto Cunha Paredes, que esteve à frente do Projeto de reconstrução da capela, a abrir as portas do Santuário e a entrar. 

Atrás dele seguiram os sacerdotes que com ele concelebraram, autoridades regionais e locais e fiéis, os tais que esperaram tanto por este momento e cuja resiliência D. Nuno Brás fez questão de sublinhar.

Pedras Vivas 11 de dezembro de 2022 (A4)

Pedras Vivas 11 de dezembro de 2022 (A3)