Falta apenas formalizar a nomeação e a tomada de posse para que a atual direção da Cáritas possa, a pedido de D. Nuno Brás realizar mais um mandato de quatro anos à frente da instituição. Isso mesmo adiantou Duarte Pacheco, por ocasião da divulgação do Programa Pastoral da Diocese para 2022/23.
O presidente da Cáritas Diocesana do Funchal, aproveitou o momento para “agradecer toda a colaboração que a instituição tem recebido, tanto por parte da Igreja, como de instituições públicas e privadas.
Relativamente às atividades a desenvolver, Duarte Pacheco começou por dar conta de que “de 17 a 19 de outubro a Cáritas e o Secretariado Diocesano da Pastoral Social vão estar a representar a diocese, em Fátima, num evento sobre a pandemia, a guerra e os pobres”.
No início de Novembro, como já tem sido hábito decorrerá a recolha de alimentos, nos supermercados.
Ainda em novembro, no dia 13, em colaboração com o Secretariado Diocesano da Pastoral Social acontecerá a dinamização da Eucaristia, na igreja do Colégio e o lançamento da campanha “10 milhões de estrelas”.
No final de novembro vai ter lugar, pela primeira vez na Madeira, “o Encontro de todas as Cáritas do país, 20 ao todo, havendo neste momento já inscritas 90 pessoas”.
A sessão de abertura deste evento decorrerá na igreja do Colégio no dia 25 de Novembro, às 18 horas e o encerramento será na Sé, com a celebração de uma Eucaristia”.
Finalmente, Duarte Pacheco informou que “a Cáritas vai ajudar nas despesas de deslocação de três jovens da diocese às JMJ”, adiantando que um jovem é do Monte, um da APEL e outro do Porto Santo.