CEP e Diocese do Funchal reagem à nomeação do Cardeal Tolentino

Foto: Duarte Gomes

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), já se manifestou sobre a recente nomeação do cardeal Tolentino Mendonça como primeiro prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação, da Santa Sé, elogiando a sua “dedicação, saber e competência”.

A CEP felicita  D. José Tolentino ”pela sua humilde disponibilidade ao aceitar este relevante serviço à Igreja universal e às Igrejas locais, a Conferência Episcopal reconhece toda a sua experiência, dedicação, saber e competência com que exercerá este novo serviço que lhe é pedido pelo Papa Francisco nos setores da Cultura e da Educação, num importante momento de renovação das estruturas da Igreja”.

A CEP manifesta “profunda alegria” pela nomeação do cardeal madeirense, que há quatro anos desempenhava funções, no Vaticano, como Arquivista e Bibliotecário da Santa Igreja Romana, “invocando as bênçãos de Deus sobre D. José, para que assuma esta missão de cuidar e promover a cultura e a educação cristãs com espírito missionário e evangelizador”.

Já a Diocese do Funchal, terra natal do colaborador do Papa, reagiu à nomeação com uma nota, em que manifesta os votos de “maiores felicidades” ao cardeal Tolentino Mendonça.

“É um orgulho para a nossa região ver um dos seus filhos a servir o Papa nesta grande responsabilidade ao serviço do anúncio do Evangelho”, refere o texto, divulgado em nome do bispo local, D. Nuno Brás, e das comunidades católicas do arquipélago.