Passeio de Catamarã encerrou ano de atividades do COD Funchal

Foto: Duarte Gomes

Desta vez foi um embarque ‘à séria’. Ao fim do dia de sábado, 6 de agosto, o Comité Organizador Diocesano (COD) do Funchal organizou uma viagem de catamarã, com a qual encerrou um ano de atividades rumo às JMJ. 

Um ano que, como sabemos, teve como ponto alto a passagem dos Símbolos das Jornadas pela Madeira e pelo Porto Santo, mas também várias outras iniciativas e actividades que o COD foi organizando em vários locais, nomeadamente nas paróquias sempre sob o título genérico ‘Embarca23’.

De acordo com o Pe. Carlos Almada esta viagem, que contou com a presença do bispo do Funchal, foi a forma encontrada pelo COD para de forma descontraída e veranil, reunir aqueles que nela quisessem participar.

A escolha de uma viagem ao fim do dia, uma hora mais “favorável para toda a gente”, pareceu ser a escolha mais acertada, permitindo aos participantes, “admirar o pôr do sol, mergulhar e conviver”.

Agora é recuperar fôlego para o caminho que ainda falta percorrer e que passa, por exemplo, pelas pré-jornadas, os chamados “Dias nas Dioceses”,em que a Diocese do Funchal à semelhança de todas as outras do país, receberá jovens vindos de todo o mundo.

A título de curiosidade e conforme referiu o Pe. Carlos, daqui a um ano, no dia em que aconteceu esta viagem pelos mares da ilha, em Lisboa estarão a findar mais umas jornadas com o Papa a celebrar a Eucaristia. 

Conforme já foi amplamente divulgado, as Jornadas vão decorrer de 1 a 6 de Agosto de 2023.