“Vamos fazer um ano zero para a recuperação”

D. Alfredo Caires fala sobre a situação em Madagáscar

D. José Alfredo Caires de Nóbrega, dehoniano, natural do Caniço, está em Madagáscar há mais de 40 anos. Primeiro, como missionário, e desde 2001, como bispo da diocese de Mananjary. 

O Jornal da Madeira encontrou-se com este bispo madeirense, de passagem pela Madeira, que nos falou do violento ciclone que se abateu no início deste mês de fevereiro, precisamente no território da sua diocese, provocando mais de uma centena de mortos e a destruição de muitas aldeias. O ciclone “Batsirai” deixou a cidade “completamente dizimada”. Tudo ficou destruído. “Agora o grande projeto é a reconstrução das missões. Vamos fazer um ano zero para a recuperação”. 

D. Alfredo referiu que são os bispos que se interessam por encontrar fundos para ajudar as comunidades e os sacerdotes. “Não têm meios, nem lugar onde encontrá-los”.

Um dos problemas que está a afetar uma parte da população de Madagáscar é a seca. “Há três anos que a chuva não é suficiente, as pessoas não cultivam. A situação está numa miséria”, partilhou. Sobre a situação social de Madagáscar, considera que “estamos num país muito pobre e de muita corrupção”.

Em relação ao seu apostolado, D. Alfredo Caires recorda os primeiros anos como missionário: “A missão é uma atividade simples. Faz-se aquilo que se pode. Visita-se as comunidades, promove-se a relação interpessoal, estar com as pessoas, rezar juntos. Isto vai criando amizade, uma relação, e a mensagem vai passando. A mensagem vai passando com a vida, conviver com as pessoas, não com discursos, que pouco valem”.

Todos os anos, a sua diocese promove um conselho pastoral alargado, uma espécie de sínodo, que dura uma semana e que reúne todos os padres, irmãs, os representantes de cada movimento, e os representantes de casa distrito: um homem, uma mulher e um jovem. 

Mensalmente é também realizado um encontro de três dias com todos os sacerdotes. “Estes encontros são muito importantes para dar unidade à diocese”.

Pedras Vivas 20 de fevereiro de 2022 (A4)

Pedras Vivas 20 de fevereiro de 2022 (A3)