Tetos da Sé: D. Tolentino diz que o património “é um grande recurso para a nossa alma”

Foto: Duarte Gomes

Antes de presidir à Eucaristia da solenidade da Sagrada Família este domingo, dia 26 de Dezembro, o cardeal Tolentino Mendonça esteve a admirar a obra de restauro dos tetos da Sé.

Na companhia do cónego Marcos Gonçalves, o Bibliotecário e Arquivista do Vaticano visitou também o presépio que se encontra na Catedral.

No final desta visita, em declarações ao Jornal da Madeira, o cardeal referiu-se ao restauro dos tetos como sendo “uma obra muito importante”. De resto, disse, “o património é um recurso que conta a nossa história da Madeira que é indissociável da história desta Sé Catedral”.

Para além disso, prosseguiu, o património é “um grande recurso para a nossa alma, porque nos alimentamos de beleza e a beleza é tão necessária como o pão”. 

Por outro lado, “esta herança que nos chega do passado, dos nossos avós, é para as gerações contemporâneas uma chamada de atenção também a construírem beleza hoje para poder alimentar aqueles que virão”.

De resto, no início da celebração o cardeal Tolentino falou da “maravilha que se ouve falar para lá das fronteiras, de todo o património que está a ser restaurado e como que visto de novo no seu esplendor”.