“Orgãos Históricos do Funchal”: Concerto na Igreja de São Martinho no dia 20 de novembro

Cartaz

A iniciativa “Orgãos Históricos do Funchal”, vai realizar o segundo concerto do seu programa na igreja de São Martinho no próximo sábado, 20 de novembro, às 20 horas. 

“A doçura da voz da soprano Maria João Pereira e a destreza técnica e musical do organista Paulo Silva, transportará os ouvintes para mundos antigos e outras histórias. A solo e em duo, irão interpretar obras de compositores mundialmente conhecidos, tais como Vivaldi, Haendel, Haydn, Cherubini e Bach”, informa a nota enviada ao Jornal da Madeira.

O novo ciclo de concertos intitulado “Órgãos Históricos do Funchal”, promovido pela  Associação da Orquestra Clássica da Madeira (AOCM), conta com o apoio da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura.

Os três concertos programados para este mês de novembro, em diferentes igrejas do Funchal, pretendem valorizar o órgão, “instrumento central deste ciclo”.

A entrada neste ciclo de concertos é livre, mediante inscrição para cada um dos concertos no link: https://www.associacaoocm.com/agenda.

Nos concertos serão asseguradas as medidas propostas pela DGS e IASaúde. A utilização de máscara é obrigatória, assim como o distanciamento físico. 

Maria João Pereira (Soprano) nasceu no Funchal e iniciou o estudo de Canto com João Pereira no Conservatório de Música da Madeira. Concluiu a Licenciatura em Música e a Especialização em Pedagogia do Canto na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa do Porto orientada por António Salgado, Fernanda Correia, Suzana Marinkovic e Sofia Serra. Realizou o Curso de Ópera Italiana e Interpretação Cénica de Arte Lírica com Bonaldo Giaiotti em Barcelona e a pós-graduação em Estudos de Performance na Universidade de Aveiro sob orientação de António Salgado. Frequentou Master-classes com Laura Sarti, Susan McMahon, Kurt Pfundner, Demetrio Delgado, António Salgado, Elsa Saque, Chiara Isotton entre outros. Foi admitida no Abingdon Summer Course School for Solo Singers em Oxford, onde estudou canto com Robin Bowman, Susan McCulloch, Henry Herford, Margaret Clark e Patricia Rozario. Neste Curso estudou ainda Representação Cénica com Elaine Kidd e Alexander Tecnique com Lucia Walker. Participou no curso “Saúde e Canto” ministrado pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e pelo Laboratório de Voz do Hospital CUF Infante Santo. Participou em várias Óperas e Oratórias encenadas, entre as quais: Dido e Eneias de Purcell (Dido), L’ Enfant Prodigue de Debussy (Lia), Vénus e Adónis de John Blow (aia), Stabat Mater de Pergolesi e Betulia Liberata de Mozart. Trabalhou ainda com alguns encenadores e maestros tais como Cesário Costa, Rui Pinheiro, António Saiote, Rui Massena, Pirouz Estekharie, Jane Davidson, Jorge Matta, Giuglio Svegliado, Filipe Veríssimo, Paulo Silva, Paulo Bernardino, António Lourenço. Desde 2007 é professora de Canto no Conservatório Escola Profissional de Artes da Madeira.

Paulo Silva nasceu no Porto. Licenciado em Música Sacra pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, aí estudou Órgão, Cravo e Improvisação com G. Di Rosa, M. Bernreuther, J. Blasby e F. Lerndhorfher, Piano com Rui Pintão, Direcção de Coros com J. Matta, E. Amorim e J. Straube e Direcção de Orquestra com Cesário Costa. Fez ainda Cursos de Pós-graduação em Ensino de Órgão e Piano na ESE de Setúbal e na Universidade Aberta. Contactou e aprofundou estudos com Ton Koopman, O. Latry, G. Kauntzinger. Da sua actividade como concertista a solo destacam-se diversos Recitais e Concertos de Órgão e Piano, em Portugal e Espanha. Tocou sob a batuta de vários maestros, entre eles Cesário Costa, Rui Massena, Filipe Veríssimo, Ferreira dos Santos, etc. Foi organista na Igreja da Lapa e na Sé do Porto desde 1996 até 2007. Inaugurou vários Órgãos, novos e restaurados. Tem acompanhado diversos Cantores, Orquestras, Coros e agrupamentos de Câmara, dos quais se destacam a Orquestra Clássica da Madeira, a Orquestra “Sine Nomine”, “Porto Galante Ensemble” Orquestra da E. P. de Espinho, Coro e Orquestra da Escola de Música de Viana. Leccionou Órgão na Academia Musical de Avintes e exerceu funções de Director Musical e professor no Centro Social Paroquial do Ssmo. Sacramento, Porto. Trabalhou como professor de Coro e de Direcção Coral na Escola Diocesana (EDML) do Porto, e como Pianista acompanhador na Escola de Música de Perosinho. Integrou o Secretariado Diocesano de Liturgia do Funchal, leccionando Órgão, Direcção e História da Música na Escola de Ministérios. Neste momento, é o Organista Titular do Grande Órgão da igreja do Colégio, lecciona Órgão e Piano no Conservatório de Música da Madeira – Escola das Artes. Colabora semanalmente com o Coro e a Paróquia de N. Sra. da Nazaré, Funchal. Tem apresentado Workshops sobre Órgão, Direcção e Música Litúrgica, bem como formações e Concertos comentados de Órgão. Paulo Silva mantém uma actividade regular de concertista.