Imagem e relíquias de São Tiago Menor percorrem a Ilha do Porto Santo

D.R.

A imagem e as relíquias de São Tiago Menor continuam a percorrer a Ilha do Porto Santo, onde chegaram na manhã de ontem, dia 18 de outubro.

No primeiro dia desta visita São Tiago, que está a ser transportado numa viatura da Corporação de Bombeiros do Porto Santo, parou junto ao Centro de Saúde da Ilha Dourada, onde foi recebido pelos profissionais que ali trabalham. 

Visitou depois, de acordo com o programa divulgado pela paróquia, cujo pároco é o Pe. Hugo Gomes, o Quartel dos Bombeiros e seguiu rumo à fundação de Nossa Senhora da Piedade, em cuja capela permaneceu para uns momentos de oração.

Depois de uma passagem pela Escola do Campo de Baixo, o programa levou São Tiago e as suas relíquias até à capela de São Pedro, onde o Bispo do Funchal, que acompanhou a visita, fez uma primeira catequese. 

Um momento para o prelado lembrar quem foi Jesus e que “a fé cristã não é um conjunto de ideias, não é um conjunto de valores, mas um conjunto de vidas”, vidas como a de Jesus, “vidas como as nossas, vidas com sofrimento, vidas com alegria, vidas com vitórias“. 

Vidas como a de São Tago Menor, cujas relíquias estão agora de visita à diocese para, entre outros aspetos, nos lembrar que somos “membros da nova família de Jesus”. 

A imagem seguiu depois para a Igreja do Espírito Santo, onde foi celebrada missa e dali foi levada, em procissão com destino à igreja de Nossa Senhora da Piedade, sendo acompanhada por membros das diversas confrarias de ambas as paróquias e por inúmeros fiéis.

Foi na Matriz que nesta manhã de 19 de outubro, pelas 8.30 horas, houve oração de Laudes, antes da imagem iniciar um novo dia de visitas pela Ilha conforme programa que publicamos em anexo. 

Programa