D. Nuno Brás desafia crismados a construir a sua vida com Deus

Foto: Duarte Gomes

D. Nuno Brás esteve no fim de semana, dias 25 e 26 de setembro, de visita a três paróquias da diocese onde voltou a crismar vários jovens, mas também alguns adultos. 

O prelado começou por estar, na tarde de sábado, na Paróquia da Achada de Gaula, onde crismou um grupo de 17, no domingo de manhã na paróquia das Eiras, onde o grupo era constituído por 16 jovens e 21 adultos e à tarde no Caniço, onde o grupo era formado por 52 crismandos.

Na homilia da Eucaristia das Eiras, D. Nuno Brás começou por refletir sobre o Evangelho explicando que, nele, “Jesus nos convida a olharmos aquilo que é importante”. E o importante é “olhar para longe, também na nossa atitude de vida”.

“A nossa vida não pode ser simplesmente hoje, a nossa vida é também amanhã, é futuro e futuro que nós construímos, uma vida para sempre e com Deus”, frisou o prelado.

E é a “olhar para esta vida com Deus”, que o cristão se deve construir e “construir tudo aquilo que está à tua volta, mesmo que para isso seja necessário trabalhar, mesmo que para isso seja necessário sofrer, seja necessário ficar coxo”.

Por isso São Tiago, padroeiro da nossa diocese, dizia na segunda leitura que a riqueza dos ricos estava enferrujada, isto é, “vocês ricos olham só para o hoje, coitados, pobres”.

Neste contexto, o bispo do Funchal disse aos crismandos que se deviam interrogar acerca de como querem construir a sua vida e desafiou-os a pedirem ao Senhor, e ao Espírito Santo que iam receber, a “não olhar só para o hoje, a não olhar só para o agora, mas a ir construindo tudo o que está à vossa volta à luz do Reino de Deus, à luz desta vida com Deus”. 

Nesta paróquia coube ao Cónego Rui Pontes, o pároco, apresentar o grupo e no final da celebração agradecer a D. Nuno Brás pela presença, mas também “pela sua ação pastoral entre nós, pela sua proximidade”.

O cónego Pontes desafiou ainda os jovens crismados a “serdes como sois” e a “com a vossa garra e entusiasmo dar o vosso na Igreja da qual sois parte”.